Que horas são em sua igreja?

Que horas são em sua igreja?“Tudo tem a sua ocasião própria, e há tempo para todo propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou” (Eclesiastes 3:1-2)

Que horas são na igreja que você chama de lar?

Onde você está no ciclo de vida da igreja?

Você está nos áureos tempos juvenil da vida da igreja, quando tudo é verde e crescente?

Você é uma igreja em seu auge, forte e madura e produtiva?

Já começou o longo deslize para baixo em direção a seus anos de crepúsculo? Você está prestes a fechar as portas?

Há mais vida atrás de você do que antes? São os "bons velhos tempos" em algum lugar do seu passado ou são seus melhores dias à frente como uma congregação?

“... há tempo para todo propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer...” (Eclesiastes 3: 1-2)

Você é como a igreja de Jerusalém, na primeira parte de Atos: excitação, milagres e membros voltados para o negócio do reino, não importa quão difícil ou desconfortável os desafios?

Ou você é como a igreja de Jerusalém na segunda parte de Atos: lutando com um mundo em mudança e as transições que exige... Apaixonado por costumes confortáveis ​​e resistentes a uma missão que requer "sofrer a perda de essas todas as coisas, a fim de ganhar alguns"?

Ou talvez você é como a igreja de Jerusalém na última parte de Atos: isolada, marginalizada, e cada vez mais irrelevante para a missão contínua de Deus no mundo?

As igrejas que perderam sua missão - igrejas que escolheram tradição mais do que a eficácia e o valor acima dos perdidos - são (a partir de uma perspectiva do reino) igrejas em declínio. Não importa quão grande o número de seus membros pode ser ou quão forte o seu orçamento pode ser. Não importa o tamanho de seus edifícios ou a profundidade de suas equipes.

A escrita está na parede para essas igrejas. É só uma questão de tempo. Para as igrejas prosperar em paixão, e não em programas e promoção. E a única paixão capaz de abastecer uma igreja de vigor e vitalidade é uma paixão por Jesus e seus propósitos neste mundo.

A boa notícia, porém, é que a recuperação dessa paixão - um compromisso com a missão de Deus e uma renovada determinação para realizar os negócios do reino - pode transformar a igreja e anunciar uma nova temporada de uma nova vida na igreja. Não importa o quão frágil à igreja cresceu. Não importa o quão distante de mudança de vida de Deus, o trabalho de mudar o mundo uma igreja pode ser. Deixe que igreja inale o aroma inebriante dos propósitos de Deus, mais uma vez, e a igreja pode experimentar o renascimento, renovação e ressurreição.

O lento declínio e a morte não são inevitáveis para a igreja de Deus... pelo menos, o declínio e a morte pode ser adiada. Cada igreja atinge um auge de força e eficácia. Mas nem toda igreja tem que experimentar a gravidade inevitável da decadência. As igrejas podem crescer novamente. As igrejas podem aprender a ser reino-efetivo novamente. As igrejas podem descobrir novas temporadas de vitalidade reconectando com a missão para a qual foram criados.

Quer fazer algo bom para a sua igreja? Desafie sua igreja a identificar qual é a hora na vida da congregação. Em seguida, desafia-la a levar a sério uma vez mais sobre o negócio de um Deus que está além do tempo e que gosta de dar ao seu povo a vida eterna.

Quem somos nós? Qual é o chamado de Deus em nossas vidas e igreja? Que negócio do reino Deus nos encarregou de realizar? O que estamos dispostos a fazer, sacrificar, mudar, a fim de realizar esse negócio? O desafio para nós é não manter as mesmas coisas do mesmo jeito, mas responder de maneira piedosa as transições de Deus. A fidelidade não é uma questão de proteger nossas rotinas. A fidelidade é sobre como responder aos ritmos do reino de maneira fiel!

“... há tempo para todo propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer...” (Eclesiastes 3: 1-2)

É verdade para cada um de nós... é verdade para as igrejas.

Todas as igrejas têm um começo... e um fim ... e uma vida no meio. Todas as igrejas têm um tempo de vida, passam por um ciclo de vida. Eles nascem e elas são enterradas. Eles crescem e declinam. Elas atingiram seu pico e, em seguida, perderam o seu caminho. Foi o que aconteceu com a igreja de Jerusalém (como veremos). Sua igreja tem um ciclo de vida também. Ou você está crescendo, mantendo ou diminuindo.

Você sabe onde você está como uma igreja?

Sabe que horas são em sua igreja?

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem