Eu odeio fofoca.
Eu percebo que ódio é uma palavra muito forte. Mas é a palavra que eu prefiro usar aqui. Eu tenho visto tantos resultados negativos causados por fofocas.
A fofoca acontece nas famílias, nos locais de trabalho - onde dois ou mais estão reunidos, a fofoca estará entre eles. E a fofoca é sempre destrutiva para a construção de relacionamentos saudáveis. Eu odeio fofoca em qualquer ambiente, mas especialmente na igreja.
A fofoca relacional - especialmente entre os crentes - nem deveria existir. Nós temos que violar um monte de princípios do plano de Deus para a Igreja e os fiéis para que ela exista.
A fofoca é destrutiva e não tem parte em nossas vidas ou na igreja. Eu tenho aconselhado famílias envolvidas no drama após a separação e muitas vezes a fofocas alimentou a separação. Tenho testemunhado fofocas destruir um ambiente de trabalho saudável. Trabalhei com tantas igrejas onde a fofoca, o disse me disse é uma das principais causas de por que a igreja não é saudável - não está crescendo - não está cumprindo tudo o que Deus tem para a igreja.
Eu aprendi algumas coisas sobre fofocas.
Aqui estão 10 coisas que eu aprendi sobre fofoca:
Nem todos os rumores são verdadeiros. Na verdade, a maioria não são, especialmente não exatamente como eles são apresentados. Quando repetimos coisas que não deveríamos, nós raramente obtemos todos os fatos. Geralmente, há algo que não entendemos.As pessoas gostam de aumentar o que eles pensam que sabem. As pessoas gostam de especular, aumentar a sua opinião para o que ouviram. Quando o fazem, a história fica mais longe da verdade. As pessoas gostam de dizer aos outros "as coisas boas". Com a prática, alguns têm até aprendido a fazer as coisas "maiores" e "melhores" do que a realidade.
Quase sempre há mais na história do que o que você sabe. Sempre que várias pessoas estão envolvidas, haverá vários lados da história. Mesmo em histórias que envolvem apenas uma pessoa - se não estão ouvindo a partir delas, só sabemos o que sabemos. Nós não sabemos os pensamentos, história ou circunstâncias individuais da outra pessoa. E isso pode ou não ser o que a sua mente estende que seja.
Às vezes as pessoas não consideram as ramificações do que elas estão fazendo. Isto é tão verdadeiro e tão potencialmente prejudicial. Tenho visto fofocas destruir uma pessoa - tenho visto destruir até mesmo pessoas da igreja - e algumas das pessoas envolvidas na criação e promoção da fofoca depois que aconteceu. Eles honestamente não perceberam o dano que sua fofoca estava causando. É tão fácil ficar preso na fofoca sem considerar o dano que está sendo causado aos outros. Estou convencido de que, as pessoas nem sempre têm a intenção do dano que causam.
A fofoca é alimentada pela reação. Quando alguém lhe diz algo que você não deveria sequer saber - a maneira como você responde muitas vezes determina quantas vezes ela dirá novamente. Se você suspirar de admiração e interesse - a pessoa vê que têm alguma coisa e é motivada a buscar a mesma reação nos outros. Se, no entanto, não se mostrar interessado ou curioso, a pessoa pode sentir-se um pouco desarmado de continuar compartilhando.
Algumas das fofocas mais suculentas está disfarçada como um pedido de oração. Seja honesto. Você já fez ou viu este feito muitas vezes. As pessoas fazem isso aos pastores o tempo todo. "Pastor, por favor, ore para a família Fulano de Tal. Eu ouvi dizer que o filho deles está realmente usando drogas. Só queria que você soubesse para que você pudesse estar orando". E, na verdade, muitas vezes eles só queriam que eu soubesse o que está acontecendo na família de Fulano de Tal.
As pessoas muitas vezes agitam a fofoca para vantagem pessoal. Poderia ser para avançar a própria agenda. Eles podem estar em um jogo de poder. Às vezes as pessoas falam sobre os outros pensando que vai fazê-los se sentir melhor sobre sua própria vida. E, infelizmente, eu conheço pessoas que parecem ter uma "emoção barata" em criar intrigas. (Eu nunca entendi isto - mas é verdade)
A única fonte confiável é a fonte direta. Na verdade, uma boa disciplina seria não repetir qualquer coisa que não seja de uma fonte direta.
A minha mãe tinha razão quando dizia: Se não temos algo agradável para dizer - nós realmente não deveríamos dizer nada. Se todos nós vivêssemos por este princípio, haveria muito menos fofoca. E muito menos dor causada como resultado.
A fofoca destrói. A fofoca pode jogar na lama a reputação de uma pessoa rapidamente. Comece uma calunia sobre alguém e assista seu caráter deslindar na frente de você. Isso acontece com celebridades e políticos. Eu já vi acontecer com pastores, indivíduos e igrejas inteiras.
O ponto deste artigo é a consciência. A maioria dos meus leitores são crentes. Alguns descrentes, no entanto, provavelmente vão compartilhar o meu desagrado da fofoca nos relacionamentos. Se você chegou até aqui no artigo, você e eu podemos fazer a diferença em parar de espalhar fofocas pelo modo como reagimos a ela.
Tags:
Tópicos diversos
Aldenir...
ResponderExcluirNão querendo ser muito certinha,mas odeio uma fofoca, pois pra mim não existe fofoca do bem.Agora sou um pouco curiosa por isso vim ler este teu artigo e saber o que você postou sobre as dez coisas....
Abraços sempre.
Luandabela ...