10 Versos Mais Importantes Da Bíblia Sobre O Amor

10 Versos Mais Importantes Da Bíblia Sobre O Amor
Se você tivesse que escolher um, qual seria o verso sobre o amor mais importante na Bíblia? Por que você iria escolher um sobre o outro? Quais são os versos mais importantes da Bíblia sobre o amor?

Porque Deus Amou O Mundo

João 3:16 "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna"

Alguns manuscritos tomam a primeira parte deste versículo: "Deus amou o mundo de tal maneira" e o traduzem assim; "Porque esta é forma como Deus amou o mundo". Eu gosto muito disso. Quando nos aproximamos do texto grego literal deste versículo, fica ainda melhor. Nós poderíamos lê-lo como: "Porque está é a forma como Deus amou o mundo, que deu o Seu único e exclusivo Filho, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". De qualquer maneira que você ler, este versículo da Bíblia pode ser o verso mais importante de todos, porque ele demostra um amor tão sacrificial - um amor que dá vida - que é inigualável e incomparável em todo o mundo. O amor é um verbo e é o que você faz ... e este ato no Calvário foi o ato mais supremo de amor que já foi apresentado. Que Cristo morreu por nós, quando éramos Seus inimigos e pecadores mais indignos, mostra que o amor é um ato de vontade e não um sentimento no coração.

Ninguém Tem Maior Amor

João 15:13 "Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos”

Poderíamos parafrasear este versículo para ler: "Ninguém tem maior amor do que aquele ou aquela que estaria disposto a morrer por seu amigo". Isto me lembra muitos veteranos que estão servindo e que já serviram aos seus países para a liberdade de sua nação. Muitos deram suas vidas para defender o que nós muitas vezes ignoramos e não fazemos caso algum.

Já ouvi histórias verdadeiras de veteranos que se lançaram em granadas de mão para salvar a vida de seus companheiros soldados, mas não viveram para contar a história. Aqueles a quem eles salvaram recontam este ato mais altruísta. Esse tipo de amor reflete o amor ágape de Deus.

O amor ágape é o maior amor que existe e é o tipo de amor que leva uma pessoa a sacrificar a sua própria vida para salvar outra. Este amor foi mais demostrado mais abundante na cruz por Jesus Cristo. Ele deu Sua vida em resgate por muitos (Marcos 10:45, 1 Timóteo 2:6).

Amai Os Vossos Inimigos

Mateus 5:43-45 "Ouvistes que foi dito: Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus; porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos".

É natural que você ame sua família e amigos, mas amar aos que nos odeiam e nos perseguem? Uau. Deus nos amou antes mesmo de nós existirmos (Efésios 1) e morreu por nós, sendo nós ainda pecadores e Seus inimigos. A propósito, quando Jesus disse: "Ouvistes que foi dito" Ele está se referindo às leis do Antigo Testamento e assim, quando Jesus disse “Eu, porém vos digo" Ele está se referindo ao Novo e melhor Testamento. Esta é uma pergunta realmente difícil e não pode ser feito na força humana, mas somente pelo poder do Espírito Santo. Nesta referência em Mateus, Jesus diz que Deus é misericordioso mesmo para com aqueles que são pecadores, ele envia o sol e a chuva a eles ... que são essenciais para a vida. A analogia pode ser que Deus ainda dá ao pecador coisas boas na vida, porque Ele é um Deus benevolente. É por isso que às vezes, coisas boas acontecem a pessoas ruins.

O Amor É Altruísta

Primeiro Coríntios 13:4-8 "O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá"

Primeiro Coríntios capitulo 13 pode ser o maior capítulo sobre o amor em toda a Bíblia e o amor é demonstrado aqui por muitas evidências tangíveis. Ele é paciente; com pessoas e circunstâncias. É gentil com as pessoas e animais. Ele não se vangloria; sobre si mesmo, mas se vangloria de outras pessoas e glorifica a Deus e dá-lhe o crédito. Não é arrogante; tendo senhorio sobre as pessoas a sua posição, poder ou conhecimento. Não é rude; mas delicado e mostra o comportamento apropriado. Ele não insiste em seu próprio modo; mas dá precedência e prioridades para os outros, mesmo que tenha que fazer concessões. Não é irritável; não se irrita facilmente com as pessoas ou circunstâncias. Não é ressentido; ele se alegra quando outros tem sucesso, mesmo às suas próprias custas. Não alegra com a injustiça; nunca se deleita em pecados de outras pessoas ... em vez disso, ele se regozija com a verdade da Bíblia, ele suporta todas as coisas (tudo significa todos), acredita em todas as coisas (dá às pessoas o benefício da dúvida), espera todas as coisas (espera pelo melhor para todos os interessados) e suporta tudo (todos, como ser usado, maltratado, perseguido e assim por diante). Essas coisas são o amor.

Amar O Próximo Como A Si Mesmo

Marcos 12:30-31 "Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças. E o segundo é este: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que esses"

Os líderes religiosos estavam tentando apanhar Jesus, perguntando-Lhe qual era o maior mandamento e Jesus os surpreendeu quando disse que devemos amar o Senhor nosso Deus com todo nosso coração, poder, mente e alma. Mas também devemos a amar o nosso próximo. Quem é o nosso próximo? Na parábola do Bom Samaritano Jesus mostrou que todos os homens e mulheres são nosso próximo e por isso, devemos amá-los também, mesmo se fossem um "samaritano" para nós. Parte deste mandamento não é obedecido por muitos bons cristãos ... a parte em que devemos amar o nosso próximo como a nós mesmos. Quando nós nos odiamos e somos extremamente duros com nós mesmos, estamos quebrando esse mandamento onde somos ordenados a amar o nosso próximo como a nós mesmos.

Ameis Uns Aos Outros

João 13:34-35 "Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros"

No texto chamado de Oração Sacerdotal em João 13 e 14, Jesus deu aos discípulos, e, por extensão, todos os que desejam ser Seus discípulos, um novo mandamento. Este novo mandamento é amar uns aos outros, "assim como" ou da mesma maneira que Cristo nos ama. Esse é um tempo grande amor meu amigo. Por este amor que temos um pelo outro "conhecerão todos que sois meus discípulos " e assim esse amor um pelo outro é evangelístico e é diagnóstico ... diagnóstico no sentido de que isso prova que somos ou não seus discípulos. Na igreja hoje há tanto trigo e joio e Cristo irá separá-los algum dia. Aqueles que são Seus herdarão a vida eterna ... aqueles que são joio, serão arrancados e queimados.

Se Me Amais, Obedecereis Os Meus Mandamentos

João 14:15 "Se me amardes, guardareis os meus mandamentos"

À primeira vista, este não parece ser digno de estar entre os 10 de qualquer lista de versículos da Bíblia sobre o amor, mas espere ... deixe-me explicar por que eu escolhi este. Nós demostramos o nosso amor para com os outros quando eles nos pedem para fazer alguma coisa e fazemos isso de bom grado porque nós os amamos. Se realmente amamos Jesus, por que não haveríamos de querer agradar a Deus obedecendo ao que Ele nos disse para fazer? A obediência é preferível ao sacrifício (1 Samuel 15:22). Samuel faz uma pergunta retórica neste versículo: "Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à voz do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, do que a gordura de carneiros". Deus prefere que uma pessoa o obedeça do que oferecer muitos sacrifícios caros, porque a obediência mostra respeito e amor por aquele a quem é dado.

O Amor Cobre Uma Multidão De Pecados

Primeira Pedro 4:8 "tendo antes de tudo ardente amor uns para com os outros, porque o amor cobre uma multidão de pecados"

Meu filho peca e vai pecar novamente, mas nenhuma quantidade de pecados nunca vai me impedir de amá-lo. Meus amigos têm por vezes pecado contra mim também, mas para mostrar meu amor por eles, eu estou disposto a perdoá-los, se eles pedirem o meu perdão ou não. Uma vez que somos todos pecadores, eu não posso atirar a primeira pedra e muitas vezes eu os apanhei em um pecado, mas nunca mencionei a ninguém. O amor não fofoca e quando vê os outros pecando não diz às outras pessoas, estamos ocultando para eles.

A exceção é que, se ele machuca a Igreja ... como a fofoca. Se a pessoa reconhece seu pecado, se arrepende, e o confessa, então ele está coberto por Deus e assim por que eu iria fofocar para os outros e dizer: "Ei, você ouviu sobre isso e aquilo e que ele fez?" A morte de Jesus na a cruz, e o amor demostrado em ação, cobre todos os nossos pecados (2 Coríntios 5:21). Provérbios 17:9 diz a mesma coisa quando o autor escreve, "Quem quiser promover o amor cobre uma ofensa, mas que renova a questão separa os maiores amigos" e que "o amor cobre todas as transgressões" (Provérbios 10:12b).

O Amor De Um Amigo

Provérbios 17:17 "O amigo ama em todo o tempo; e para a angústia nasce o irmão"

Eu tenho um amigo especial, que é um homem e eu não tenho vergonha de dizer a ele que eu o amo. Eu o amo mais do que um irmão. Este homem é honesto o suficiente para me dizer a verdade, mesmo quando sabe que dói e ele está aberto o suficiente para ouvir quando o amigo lhe repreende. O rei Davi e Jônatas tinha um amor como esse, como descrito em 1 Samuel 18:1 "Ora, acabando Davi de falar com Saul, a alma de Jônatas ligou-se com a alma de Davi; e Jônatas o amou como à sua própria alma". Que coisa preciosa. Suas almas foram unidas ... eles foram feitos do mesmo tecido, por assim dizer. Jônatas amava Davi "como a sua própria alma", me faz lembrar do segundo mandamento de Jesus... amar o próximo como a si mesmo. Isto foi repetido mais tarde, em 1 Samuel 20:17, quando "Jônatas fez Davi jurar de novo, porquanto o amava; porque o amava com todo o amor da sua alma"

O Amor Conjugal

Gênesis 29:20 "Assim serviu Jacó sete anos por causa de Raquel; e estes lhe pareciam como poucos dias, pelo muito que a amava"

O amor do esposo e esposa é o reflexo do amor de Cristo para com a igreja e da igreja para com seu Esposo, Jesus Cristo. Efésios 5:25-28 é uma das melhores descrições de como o marido deve amar a sua esposa "Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra, para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim devem os maridos amar a suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo"

Homens, não há "plano B" Esta é uma ordem imperativa. Homens devem amar suas esposas como a si mesmos e como Cristo ama a Igreja e se entregou por ela. A maior coisa que um marido pode fazer para sua esposa é amá-la. Mulheres, a maior necessidade de um homem é ter respeito por ele porque o respeito é interpretado como o amor assim como as mulheres interpreta o amor como respeito por ela. Homens e mulheres têm necessidades diferentes e assim para os homens é ser respeitado e para as mulheres é ser amada. A relação marido e mulher é como a de Cristo e a igreja, se trata de um amor sacrificial. Quando um homem ama sua esposa, ele está disposto a dar sua vida por ela, enquanto a mulher seria mais facilmente submissa a um homem disposto a fazer isso por ela.

Conclusão

Para mim, estes são os 10 versos mais importantes na Bíblia sobre o amor. Você pode ter diferentes. Se tiver, por favor, deixe um comentário e diga-nos qual é o seu verso ou versos favorito sobre o amor na Bíblia. Qual versículo da Bíblia é o mais importante para você e por quê? Adicione seu verso favorito da Bíblia sobre o amor na seção de comentários abaixo para que possamos adicioná-lo ao nosso arquivo da Bíblia sobre o amor e ao fazê-lo, podemos acumular um grande tesouro do amor infinito de Deus por aqueles que Cristo morreu e mesmo por aqueles que estão fora da fé. Não há maior amor, não há amor mais sacrificial, e não há amor que morre em seu lugar, do que o de Jesus Cristo, que morreu por nós, sendo nós ainda Seus inimigos. Paulo escreveu exatamente sobre isso em Romanos 5:6-8: "Pois, quando ainda éramos fracos, Cristo morreu a seu tempo pelos ímpios. Porque dificilmente haverá quem morra por um justo; pois poderá ser que pelo homem bondoso alguém ouse morrer. Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós"

Se você ainda não se arrependeu, confessou seus pecados, e confiou em Cristo para te salvar da ira de Deus, então você não conhece a extensão do amor de Deus ainda. João 3:36 diz que "Quem crê no Filho tem a vida eterna; quem não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece", porque "Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito filho de Deus" (João 3:18).

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem