4 Lições Da Dor

4 Lições Da Dor
"Deus tem um propósito em cada dor que Ele permite em nossas vidas"

Dores de correção

Deus nunca desperdiça sofrimento; e cada dor que sentimos funciona para o nosso final melhor (Romanos 8:28), de modo que devemos "não desprezar a correção do Senhor, nem te desanimes quando por ele és repreendido; pois o Senhor corrige ao que ama, e açoita a todo o que recebe por filho"(Hebreus 12:5-6). Sim, ela pode ser dolorosa, porque "Na verdade, nenhuma correção parece no momento ser motivo de gozo, porém de tristeza; mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos que por ele têm sido exercitados" (Hebreus 12:11). Esse é o propósito da dor.

Leia também: 4 Benefícios Das Aflições

Dores de direção

Jonas sabia um pouco sobre tempestades de direção, não? Ele fugiu da vontade de Deus e tomou um navio para ir o mais longe possível. Assim, Deus conduziu a tempestade direto para o navio de Jonas, e eles o jogaram ao mar (Jonas 1). Foi apenas por meio de um grande peixe que Jonas viveu, mas mesmo lá, ele deve ter se sentido como se fosse morrer. Assim, "orou Jonas ao Senhor, seu Deus, lá das entranhas do peixe" (Jonas 2:1), e "Falou, pois, o Senhor ao peixe, e o peixe vomitou a Jonas na terra" (Jonas 2:10). Esta tempestade dirigiu Jonas à sua missão original para advertir o povo de Nínive que se arrependessem ou enfrentariam o juízo de Deus, que era o propósito de Deus em primeiro lugar. Esse é o Seu propósito para nossas vidas.

Dores de Reflexão

Quando Deus expôs a auto justiça de Jó depois de interrogá-lo, Jó finalmente encontrou a resposta de Deus, e tudo o que Jó podia dizer foi: "Pelo que me abomino, e me arrependo no pó e na cinza" (Jó 42:6). Provavelmente Jó sofreu mais do que qualquer homem, exceto Jesus na cruz, mas perto do final do Livro de Jó, ele começa a culpar a Deus por todo o seu sofrimento, apesar que na realidade era Satanás. Jó finalmente se arrependeu e se humilhou, e "O Senhor, pois, virou o cativeiro de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o Senhor deu a Jó o dobro do que antes possuía" (Jó 42:10).

Dores de Participação

Nós compartilhamos as coisas com as pessoas que amamos, mas o cristão é chamado a participar dos sofrimentos de Cristo. Isso é o que a Bíblia diz. Paulo escreveu que assim "como as aflições de Cristo transbordam para conosco, assim também por meio de Cristo transborda a nossa consolação" (2 Coríntios 1:5). Paulo pensava nisso como se ele estivesse "trazendo sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossos corpos" (2 Coríntios 4:10). Podemos saber que somos "filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados" (Romanos 8:17), por isso sofremos com Ele pelo sofrimento para Ele. Isso é uma poderosa lição de dor.

Conclusão

Deus tem um propósito em cada dor que Ele permite em nossas vidas. Poderia ser dores para a nossa correção, dores para nossa direção, dores para nossa reflexão, ou dores de nossa participação nos sofrimentos de Cristo.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem