Aqui estão quatro mitos sobre o diabo, que muitas pessoas acreditam.
Ele Não Existe
Satanás adora que a maioria acredite que ele não existe, por que isso o torna ainda mais mortal, porque um inimigo invisível é ainda mais perigoso. Ele fica feliz de sair por aí e buscar aqueles a quem ele pode cegar ou devorar, porque como um leão, ele vagueia invisível, principalmente para aqueles que não acreditam na sua existência (1 Pedro 5:8). Quando um leão procura sua presa, ele não se torna visível. Quanto pior é a ameaça de alguém que as pessoas não acreditam que existe? Assim, o maior mito sobre o diabo é que a maioria das pessoas pensam que ele é um mito, apesar de que ele tem realmente cegado as mentes daqueles que não acreditam (2 Coríntios 4:4).
Seus Próprios Pregadores
Mesmo que as pessoas possam acreditar que elas estão ouvindo um pregador bíblico ou piedoso, elas podem realmente estar ouvido um sermão inspirado pelo diabo, pois Satanás tem seus próprios pregadores que aparecem como anjos de luz. Paulo advertiu os coríntios que há "falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, disfarçando-se em apóstolos de Cristo. E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz. Não é muito, pois, que também os seus ministros se disfarcem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras" (2 Coríntios 11:13b-15).
Seu Próprio Evangelho
Qualquer evangelho que não se origina de Deus tem que vir de apenas uma outra fonte: Satanás. Qualquer evangelho que é centrado no homem; não é de Deus. Mais uma vez, Paulo adverte os coríntios, "Mas temo que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos entendimentos e se apartem da simplicidade e da pureza que há em Cristo. Porque, se alguém vem e vos prega outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, de boa mente o suportais!" (2 Coríntios 11:3-4). Que tipo de "espírito diferente do Espírito" Paulo está falando? Poderia ser um espírito maligno ou demoníaco em comparação com o Espírito de Deus, que sempre aponta para a verdade. Satanás é um enganador e mistura a verdade com o erro.
Ele é Impotente
As pessoas que não acreditam no Evangelho nem sequer sabem que ele, satanás, é o deus deste mundo. E antes de os crentes serem salvos, eles "outrora andavam, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência, entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais" (Efésios 2:2-3). Não pense que só porque Cristo conquistou a vitória sobre Satanás na cruz que ele não está mais tentando atacar os crentes. Os cristãos ainda estão sob ataque espiritual de satanás e seus demônios, então o crente deve vestir a armadura de Deus diariamente (Efésios 6:10-18).