7 Das Minhas Mulheres Favoritas Da Bíblia

Deixe-me dizer-lhes acerca de 7 das minhas mulheres favoritas da Bíblia. Você pode ter diferentes favoritas por uma razão especial, e assim podemos não concordar nesse aspecto.

Estas 7 mulheres destacam-se por razões diferentes. Poderíamos incluir muitas mais mulheres de fé na Bíblia e você pode favorecer outras diferentes das que eu listei aqui, mas veja porque estas 7 mulheres da Bíblia são as minhas favoritas.

7 Das Minhas Mulheres Favoritas Da Bíblia

Maria, Mãe de Jesus

Esta mulher está entre os servos mais humildes e submissos a Deus mencionados na Bíblia. Maria estava prometida ou noiva de José. Um anjo veio a Maria, dizendo que ela foi altamente favorecida pelo Senhor e que o Senhor estava com ela (Lucas 1:28). Quem entre nós não ficaria apavorado com isso? Maria não foi exceção (Lucas 1:29), mas o anjo disse-lhe que ela havia encontrado graça diante de Deus (Lucas 1:30). Maria deve ter sido uma mulher especialmente devota e piedosa pois sabemos que Deus a "favoreceu sobremaneira” e que ela tinha "encontrado favor" de Deus. Quando Maria, que era uma virgem, soube que ela iria conceber o Filho de Deus, Jesus, ela sabia o suficiente para dizer: "como isso pode ser assim" uma vez que ela não tinha estado com nenhum homem (Lucas 1: 34-36). Qual foi a resposta de Maria? Ela disse: "Eu sou a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra" (Lucas 1:38). A palavra para "servo" é literalmente escravo. A humildade de Maria foi surpreendente e é um grande exemplo para todos os cristãos e os crentes devem aspirar ser em todas as coisas como ela era quando ela disse: "Faça-se em mim segundo a tua palavra".

Rute, a Moabita

Rute é outro exemplo de uma mulher de Deus humilde e contrita. Ela é um tipo de todos aqueles que foram separados de Deus, mas foram reconciliados com Deus somente pela graça. Boaz, com quem ela se casaria mais tarde, é o símbolo de Jesus Cristo que nos recebe, mesmo que não somos certamente dignos. Lembre-se que os moabitas eram um povo pagão e foram proibidos de entrar na terra de Israel para não mencionar casar com alguém da nação. Nós também não somos dignos de entrar em um relacionamento com o Senhor, mas é por isso que a graça de Deus é tão surpreendente. Ouça a humildade de Rute, que estava entrando na nação de Israel com Noemi, "Respondeu, porém, Rute: Não me instes a que te abandone e deixe de seguir-te. Porque aonde quer que tu fores, irei eu; e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo será o meu povo, o teu Deus será o meu Deus. Onde quer que morreres, morrerei eu, e ali serei sepultada. Assim me faça o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti" (Rute 1:16-17). Estas palavras de Rute encarnam o que é ser um seguidor de Cristo. Aqueles que são seguidores de Cristo são discípulos e discípulos devem seguir Jesus onde quer que vá. A humildade de Rute se encaixa muito bem no que é escrito por Tiago que "Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes" (Tiago 4:6) e por Pedro, que Ele "resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes" (1 Pedro 5:5).

Rainha Ester

Ester é outro excelente exemplo de fé, mas também de coragem. Ela era a rainha do rei Assuero, porque o rei amou a Ester mais do que qualquer outra mulher (Ester 2:17). Quando a nação de Israel estava em perigo de ser varrida (Ester 3:13), Mardoqueu disse a Ester "Não imagines que, por estares no palácio do rei, terás mais sorte para escapar do que todos os outros judeus. Pois, se de todo te calares agora, de outra parte se levantarão socorro e livramento para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se não foi para tal tempo como este que chegaste ao reino?" (Ester 4:13-14) Depois de toda a nação em jejum, Ester disse que "irei ter com o rei, ainda que isso não é segundo a lei; e se eu perecer, pereci" (Ester 4:16b). A rainha Ester arriscou sua vida quando ela foi diante do rei Assuero, porque se ele não apontasse o cetro, em seguida, ela teria certamente morrido, mas sabemos que pela bravura de Ester, os judeus foram salvos.

Priscila, Mulher de Deus

Priscila, esposa de Áquila, era um pilar da igreja primitiva em Jerusalém. Áquila e Priscila eram ambos fazedores de tendas, como foi Paulo (Atos 18:1-3) e prosseguiu viagem missionária com Paulo para a Síria (Atos 18:18). Paulo sabia que eles seriam úteis na proclamação do evangelho com ele e assim permitiu que eles o acompanhasse. Eles conheciam o evangelho bem, e quando ouviram o ensino de Apolo de Alexandria fora das Escrituras (Antigo Testamento) a respeito de Cristo, o informou de mais do que apenas o batismo de João. Posteriormente, tornou-se ainda maior evangelista para a igreja primitiva (Atos 18:25-28). Paulo sabia claramente o valor desses dois crentes como ele os chamava, "meus cooperadores em Cristo Jesus, os quais pela minha vida expuseram as suas cabeças; o que não só eu lhes agradeço, mas também todas as igrejas dos gentios" (Romanos 16:3-4). Uma coisa é proclamar o evangelho, outra coisa é arriscar suas vidas por ele, mas eles não recuaram diante desta comissão dada por Deus. Não há dúvida de que eles eram colaboradores de Paulo e não tinham medo de apontar os outros a vida eterna em Cristo Jesus mesmo que isso significasse a morte. É por isso que eu incluí Priscila entre as minhas 7 favoritas mulheres da Bíblia.

Isabel, Mãe De João Batista

O nome Isabel significa "a promessa de Deus" ou "Deus é generoso" e esta mulher deve ter sido altamente respeitada. Por um lado, ela era a esposa de Zacarias, um membro do sacerdócio em Jerusalém. Isabel estava relacionada com Maria, a mãe de Jesus, e pode ter sido primas de primeiro grau, que geraram os primos de segundo grau João Batista e Jesus. Jesus disse de João que "entre os nascidos de mulher, não surgiu ninguém maior do que João Batista" (Mateus 11:11). Podemos supor que Zacarias e Isabel ensinaram João Batista desde tenra idade, os caminhos de Deus do Antigo Testamento. Ela era estéril antes de conceber João, como muitas outras mulheres famosas da Bíblia que estavam em situações similares e sem a intervenção de Deus, poderiam ter permanecido sem filhos. No início do Evangelho de Lucas, vemos que Isabel era descendente de uma longa linhagem de sacerdotes judeus. Quando um anjo do Senhor disse a Zacarias que sua esposa iria conceber, ele não acreditou e ficou mudo, mas Isabel não teve dificuldade em acreditar. Isto parece indicar que a sua confiança no Senhor era maior que a de seu marido, Zacarias.

Maria Madalena

Maria Madalena era um discípulo proeminente e seguidor de Cristo, inclusive até a sua morte na cruz. Mesmo depois de Cristo ter morrido, ela ainda queria assistir a Ele na Sua sepultura. Ela estava entre um pequeno grupo de mulheres que eram devotadas seguidoras de Cristo, e foi a primeira testemunha da sua ressurreição. As mulheres não podiam sequer ser testemunhas na cultura judaica e até mesmo os Romanos tinham pouca consideração para com as mulheres, mas Jesus elevou o status das mulheres ao seu status de direito como sendo co-iguais e co-herdeiras com homens durante Seu ministério. Maria Madalena foi fiel durante o tempo de Cristo na Terra, durante o seu julgamento, durante a Sua crucificação, e mesmo depois do que até mesmo os discípulos estavam. Maria Madalena era uma seguidora consistente de Cristo (Lucas 8:1-3), preparou o seu corpo antes de Sua morte (Lucas 23: 55-56), não abandonou ele na crucificação (Marcos 15: 40-41), e como nós escreveu Marcos, foi uma das testemunhas da Sua ressurreição (Marcos 16:1-11). No início, Maria Madalena apareceu mais dedicada e crendo, quando até mesmo os discípulos de Jesus tinham se espalhados e tinham pensado, depois da morte de Cristo, que tudo estava perdido.

Raabe, a Valente

Raabe pode ter sido tão corajosa como Ester. Ela arriscou sua vida para esconder os espiões enviados a Jericó por Josué como "Ela, porém, os tinha feito subir ao eirado, e os tinha escondido entre as canas do linho que pusera em ordem sobre o eirado" (Josué 2:6). Se estes homens fossem descobertos, teria sido a morte certa para Raabe, mas ela tinha ouvido falar sobre Israel e algo profundo dentro dela deve ter percebido que o Deus de Israel era o verdadeiro Deus pelo que ela disse "Bem sei que o Senhor vos deu esta terra, e que o pavor de vós caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra se derretem diante de vós. Porque temos ouvido que o Senhor secou as águas do Mar Vermelho diante de vós, quando saístes do Egito, e também o que fizestes aos dois reis dos amorreus, Siom e Ogue, que estavam além de Jordão, os quais destruístes totalmente. Quando ouvimos isso, derreteram-se os nossos corações, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o Senhor vosso Deus é Deus em cima no céu e embaixo na terra" (Josué 2:9-11).

Raabe é uma das poucas heroínas da Bíblia mencionadas no que é chamado de a galeria da fé em Hebreus 11 que diz sobre ela que "Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os desobedientes, tendo acolhido em paz os espias" (Hebreus 11:31) e por causa de sua fé "Josué poupou a vida à prostituta Raabe, à família de seu pai, e a todos quantos lhe pertenciam; e ela ficou habitando no meio de Israel até o dia de hoje, porquanto escondera os mensageiros que Josué tinha enviado a espiar a Jericó" (Josué 6:25). Assim também a fé de Raabe a salvou e toda a casa de seu pai. É por isso que ela está entre as minhas 7 favoritas mulheres da Bíblia.

Conclusão

Você poderia ter provavelmente escolhido diferentes mulheres da Bíblia das que eu escolhi, mas pode não haver tido muitas mulheres com a piedade maior do que Maria, mãe de Jesus, ou Rute, que abandonou a sua própria nação para se tornar parte da linhagem real de Jesus Cristo, ou a rainha Ester ou Raabe que ambas arriscaram suas vidas para servir a Deus, ou Isabel, Maria Madalena e até mesmo Priscila ... todas, devotadas seguidoras fiéis de Cristo e Seu evangelho. Faça um comentário e adicione uma de suas próprias mulheres favoritas da Bíblia e diga-nos a razão pela qual elas estão entre suas favoritas. Talvez seja apenas a juíza de Israel, Débora. Eu gostaria de saber mais sobre essas mulheres piedosas de fé na Bíblia. Essas mulheres vão brilhar por toda a eternidade por sua fidelidade e, ainda hoje, há muitas outras heroínas da fé que eu não incluí que estão fora das páginas da Bíblia. Mulheres como Madre Teresa, Corrie Ten Boon, Joni Eareckson Tada, Nancy Leigh DeMoss, e tantas outras. Talvez seja até mesmo a mulher que você é casado, ou sua mãe, sua avó, tia, que está entre as suas mulheres cristãs favoritas. Deixe-nos saber, deixando um comentário.

Gostaríamos muito de saber no que as mulheres piedosas da fé têm impactado sua vida.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem