O fogo é uma parte necessária da vida, e tem muitos usos - aquecer, iluminar, proteção, cozinhar, purificação e destruição entre outros. É uma das primeiras técnicas que sobreviventes tentam dominar a fim de permanecerem vivos em uma crise. Do mesmo modo, o fogo é mencionado nos vários tempos bíblicos, e que também está associado com várias finalidades. Tendo isso em mente, aqui estão os 7 principais versículos da Bíblia sobre ou relacionados ao fogo.
Êxodo 13:21 "E o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna e os dois para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os alumiar, a fim de que caminhassem de dia e de noite”.
O fogo sempre desempenhou um papel importante no Reino de Deus. Foi usado em sacrifícios de animais pelos israelitas em sua adoração ao Senhor, e Deus também usou para conduzir seus filhos através do deserto. O fogo fornecia iluminação e calor durante as noites frias do deserto, bem como proteção e orientação para eles durante as suas viagens. Em outras palavras, Deus estava fornecendo o seu povo com as necessidades básicas que precisavam não somente para sobreviver no deserto, mas para também realmente prosperar lá.
Êxodo 19:18 "Nisso todo o monte Sinai fumegava, porque o Senhor descera sobre ele em fogo; e a fumaça subiu como a fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia fortemente"
O fogo também tem sido um aspecto significativo da presença de Deus na vida de seu povo, como descrito aqui neste verso. O Senhor desceu sobre o Monte Sinai em fogo, e toda a montanha tremeu porque ele estava lá. Lemos de Deus, sendo encontrado na luz, na água e em outros meios, e todos eles refletem sua glória e poder em todas as circunstâncias.
Lucas 3:16 "Respondeu João a todos, dizendo: Eu, na verdade, vos batizo em água, mas vem aquele que é mais poderoso do que eu, de quem não sou digno de desatar a correia das alparcas; ele vos batizará no Espírito Santo e em fogo"
O fogo se torna mais simbólico no Novo Testamento como exemplificado aqui neste verso. João Batista está anunciando a vinda do Messias, ao explicar que o seu próprio batismo é uma lavagem exterior do corpo para o arrependimento. Ele passa a explicar que este é, em contraste com o batismo de Cristo, porque o de Cristo será com o Espírito Santo e com fogo, uma limpeza interna do coração, mente e alma de uma pessoa que se arrepende de seus pecados e volta ao Senhor.
Mateus 25:41 "Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos"
Outro "fogo" significativo mencionado na palavra de Deus é o fogo do juízo final de Deus, que para alguns leva a condenação eterna ou inferno. A Bíblia nos diz que todos aqueles que creem em Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador receberão a vida eterna. Infelizmente, ele também confirma que aqueles que se recusam a aceitar Jesus serão lançados no lago de fogo de sofrimento para a eternidade. Como se menciona nesse versículo, Deus vai separar os crentes dos incrédulos e lançar o diabo, os seus anjos, e seus seguidores para o fogo eterno.
Atos 2:3 "E lhes apareceram umas línguas como que de fogo, que se distribuíam, e sobre cada um deles pousou uma"
O fogo também está associado com o Espírito Santo. Quando os discípulos estavam orando no Cenáculo em Jerusalém depois da ascensão de Jesus, eles receberam o dom do Espírito Santo que parecia línguas de fogo sobre suas cabeças. Este "fogo" repousou sobre eles, e transformou suas vidas para sempre. Eles passaram de um grupo fraco, com medo e de pessoas covardes escondidas em um quarto, para levantar-se e falar com confiança ao público internacional no dia de Pentecostes.
Hebreus 12:28-29 "Pelo que, recebendo nós um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e temor; pois o nosso Deus é um fogo consumidor"
Aqui está outra passagem que se refere a Deus como um fogo consumidor, porque ele é todo-poderoso, onisciente, e tudo vê. Quando ele fala, mundos vem a existência e com um pensamento cidades são destruídas. Seu desejo é que todos nós devemos entrar em um relacionamento com ele, de modo que a palha em nossas vidas seja consumida e nos tornamos santos e puros diante dele. O fogo de Deus não faz mal a seus filhos - ele limpa, purifica e liberta os nossos espíritos, mentes e corações.
Tiago 3:5 "Assim também a língua é um pequeno membro, e se gaba de grandes coisas. Vede quão grande bosque um tão pequeno fogo incendeia"
Finalmente, meu último verso acima sobre o fogo, fala sobre a língua. É uma passagem famosa comentando sobre o poder da palavra falada. A língua pode trazer cura ou morte, uma vez que seu poder se assemelha a um fogo selvagem que queima tudo em seu caminho, se não for contido. O fogo desencadeado traz destruição, mas o fogo sagrado de Deus traz vida e cura.
Conclusão
Conclusão
O fogo é uma ferramenta poderosa que traz vida, ou ele pode ser uma arma destrutiva que destrói tudo em seu caminho. Tem muitos usos e propósitos, mas na palavra de Deus, ele frequentemente representa a presença poderosa do Senhor. Muitas vezes pensamos no fogo apenas como algo destrutivo ou doloroso, mas quando nos tornamos cristãos, vemos o fogo do Espírito Santo como doador da vida e útil. Nós já não tememos o fogo do inferno. Em vez disso, buscamos a Deus e seu fogo consumidor que purifica e nos limpa e nos coloca em um novo reino de relacionamento com ele.
Tags:
Versos da Biblia