A Doação De Órgão É Pecado? Os Cristãos Devem Doar Seus Órgãos?

A Doação De Órgão É Pecado? Os Cristãos Devem Doar Seus Órgãos
É pecado doar órgãos após a morte e, se necessário, mesmo antes da morte? O que podemos aprender com a Bíblia se um cristão deve ou não doar órgãos?

O Autor da Vida

Sabemos pelas Escrituras quem é o Autor da Vida como Pedro disse "Mas vós negastes o Santo e Justo, e pedistes que se vos desse um homicida; e matastes o Autor da vida, a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas" (Atos 3:14-15) portanto, somente Deus determina quem nasce e quem vai morrer e em que momento vai morrer e ser julgado (Hebreus 9:27) de modo que devemos ser capazes de saber a partir de Escritura se é bíblico ou não doar um órgão ou sangue ou no caso, investir sua vida em uma causa digna. Não podemos basear nossas decisões no raciocínio humano ou lógica, mas devemos olhar para a Bíblia para ver objetivamente se é permitido ou mesmo louvável doar se isso significa salvar a vida de alguém ou não.

A Vida Está No Sangue

No início da Escritura, podemos ver que a vida dos seres humanos e das criaturas está no sangue como lemos em Gênesis 9:4 sobre a restrição contra a ingestão de sangue, quando ele diz que "A carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis" e novamente em Levítico 17:11, que atesta que "a vida da carne está no sangue; pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas; porquanto é o sangue que faz expiação, em virtude da vida". A razão pela qual não devemos comer ou beber sangue é porque "à vida de toda a carne, o seu sangue é uma e a mesma coisa com a sua vida; por isso eu disse aos filhos de Israel: Não comereis o sangue de nenhuma carne, porque a vida de toda a carne é o seu sangue; qualquer que o comer será extirpado" (Levítico 17:14). Por que então Jesus disse "Em verdade, em verdade vos digo: Se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos" (João 6:53) e "Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia" (João 6:54)? Jesus estava revelando a chegada de uma nova aliança onde participamos da Ceia do Senhor ou Comunhão como uma forma de proclamar a Sua morte até Sua vinda. O pão representa o seu corpo partido e o sangue simboliza o sangue derramado de Cristo, para perdão dos pecados (Mateus 26:26-29).

O Poder De Fazer O Bem

Se você sabe qual é a coisa certa a fazer e não faz, para você e para mim isso é pecado. Tiago escreveu "Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado" (Tiago 4:17). Muitas pessoas doam sangue regularmente, porque sabem que isso salva vidas e não faz nenhum dano à pessoa que doa e é um salva-vidas para muitas pessoas que dependem de sangue para sobreviver; tanto as vítimas de acidentes como aqueles que lutam com problemas graves de saúde, como câncer. Jesus disse: "O servo que soube a vontade do seu senhor, e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites" (Lucas 12:47) e, embora isso não significa que podemos pecar por não doar órgãos, podemos fazer muitas coisas boas para salvar vidas, na medida em que está em nosso poder fazê-lo. Salomão sabiamente escreveu: "Não negues o bem a quem de direito, estando no teu poder fazê-lo" (Provérbios 3:27) e assim se está dentro do seu poder salvar vidas, então por todos os meios você deve fazê-lo. E se fosse você a pessoa necessitada de um órgão ou de sangue? Você não ficaria grato por aqueles que doaram e por isso, salvaram sua vida?

Sua Escolha

Eu acredito que nós devemos nos sentir úteis ao doar sangue e, se necessário, até mesmo doar um órgão para alguém se isso significasse que ele morreria sem ele. Por que eu preciso dos meus órgãos se eu já estou no reino? Que necessidade eu tenho deles quando eu confiei em Cristo e já tenho a vida eterna? Esta é uma escolha totalmente pessoal e nós temos a liberdade de escolher doar ou não; não há nada na Bíblia que parece proibir fazer uma coisa dessas. Pelo contrário, Jesus disse que "Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos" (João 15:13), embora este texto está falando de um amor abnegado como o de Jesus demonstrado na cruz, o conceito está dentro do contexto deste artigo. Sabemos que "Deus prova o seu próprio amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós" (Romanos 5:8) e assim "Cristo deu a sua vida por nós; e nós devemos dar a vida pelos irmãos" (1 João 3:16).

Conclusão

O que você decidir fazer, doar ou não, é estritamente você, mas a coisa mais importante que posso dizer é que você deve arrepender-se hoje e abandonar e se afastar de seus pecados e, em seguida, colocar a sua confiança em Cristo e você receberá a vida eterna, se você ainda não o fez. Para onde você está indo, se você nasceu de novo, você não vai precisar de seus rins, fígado, pulmões os olhos e até mesmo o seu sangue, porque Jesus disse: "Quem crê em mim, ainda que morra, viverá" (João 11:25).

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem