Qual o Proposito do livro de Jó? Um estudo da Bíblia

Qual é o Proposito do livro de Jó? Um estudo da Bíblia
Por que o Livro de Jó foi escrito? Quem escreveu? Como ele pode ajudar um crente em Cristo hoje?

Quem Escreveu o Livro de Jó?

Ninguém sabe ao certo quem escreveu o Livro de Jó, embora, em última instância, "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra" (2 Timóteo 3:16-17). Podemos argumentar sobre quem escreveu o livro, mas é como argumentar que escreveu este artigo. Foi o processador de texto ou eu? A maioria dos estudiosos da Bíblia acreditam que foi Jó que escreveu este livro, mas alguns acreditam que foi Eliú, Moisés ou Salomão. Eu acredito que foi Jó, quem realmente escreveu e se você fosse colocar o Livro de Jó em ordem cronológica, você teria que colocá-lo antes do Livro de Gênesis, porque o Livro de Jó acredita ser o mais antigo livro da Bíblia, escrito talvez por volta de 1800 aC.

Qual foi o propósito do livro de Jó?

Porque Jó ou quem quer que foi escreveu este livro? Sabendo que toda a Escritura é inspirada por Deus, podemos realmente perguntar, por que Deus escreveu este livro? Foi para explicar o problema do sofrimento? Foi para confortar aqueles que estão sofrendo? Por que Jó teve que sofrer tanto, uma vez que ele se esforçou para viver uma vida santa? Pode ser que Jó está nos mostrando que mesmo aqueles que estão obedecendo a vontade de Deus ainda pode ter que sofrer. Coisas boas e ruins acontecem com todos nós e nem sempre é porque estamos vivendo em pecado. Pode ser, mas nem sempre é o caso. Isto sim sabemos; que tudo que acontece sempre coopera para o nosso bem (Romanos 8:28). Deus pode castigar-nos (Hebreus 12:3-17) por vivermos em pecado, mas isso é só porque Deus ama Seus filhos e disciplina cada filho Seu (Hebreus 12:6).

O que isso significa para nós

Este livro pode ajudar-nos nos momentos de sofrimento, porque mostra que Deus está sempre no comando de tudo o que nos acontece. Ele quer que nós aprendamos a suportar o sofrimento e ainda louvar a Deus como Jó escreveu, "Ainda que ele me mate, nele esperarei; contudo os meus caminhos defenderei diante dele" (Jó 13:15). Jó pode ter sido a primeira pessoa a louvar a Deus em meio à tempestade e estas eram tempestades literais (Jó 1). Jó nunca recebeu uma resposta de Deus a respeito de porque ele teve que sofrer tanto e por que ele perdeu tudo. Este livro pode também estar ensinando a nós que há uma guerra espiritual acontecendo que não vemos com os nossos olhos. O inimigo invisível nos acusa sempre diante de Deus (Apocalipse 12:10) e atira dardos inflamados no nosso caminho por isso devemos sempre colocar toda a armadura de Deus todos os dias (Efésios 6:11).

Sofrimento e Soberania

Sabemos que o sofrimento que estamos enfrentando hoje não pode se comparar com a glória que vai ser revelada em nós um dia (Romanos 8:18). Se Deus permite o sofrimento significa que deve ser para o Seu propósito divino. Deus nunca desperdiça sofrimento. Às vezes, Ele nos permite colher o que nós semeamos. Em outras vezes, Ele pode estar usando as provações para amaciar o coração de alguém para leva-lo ao arrependimento e a confiar em Cristo. Tudo o que Deus faz ou o que quer que Deus permite é sempre para o nosso propósito maior e melhor. Temos de aprender a confiar em Deus mesmo em tempos de sofrimento, angústia e ansiedade. Ele vê tudo, e temos de compreender que ele vai usá-lo para a Sua glória e nosso melhor a cada momento. É uma questão de confiança e crer com os olhos da fé.

Conclusão

Se você ainda não confiou em Cristo, seu destino, quando comparado com o sofrimento de Jó, vai parecer como se Jó tivesse feito uma viagem para o Caribe. Se você morrer hoje sem Cristo, então você não terá mais uma oportunidade para confiar em Cristo. Não há arrependimento possível no momento do juízo (Apocalipse 20:12-15), portanto, peço-lhe que considere colocar sua fé em Cristo hoje, porque você tem um compromisso com a morte (Hebreus 9:27) e você e nem eu sei quando esse momento chegará.

1 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

  1. Ameii !!!
    As vezes Deus nos da um “chaqualhada" para nós possamos perceber que nós dependemos dEle ....Amei esse artigo ♥
    Muito bom

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem