Quem é o rei Acabe mencionado na Bíblia? Por que nós precisamos saber sobre ele?
Deus Unge Reis
Desde o início dos tempos dos reis de Israel, era Deus quem designava e ungia-os, como aconteceu com Davi onde está escrito: "Ora, ele [Davi] era ruivo, de belos olhos e de gentil aspecto. Então disse o Senhor: Levanta-te, e unge-o, porque é este mesmo" (1 Samuel 16:12) e novamente foi dito de Davi por Deus, "Eu te ungi rei sobre Israel" (2 Samuel 12:7). É somente Deus quem "muda os tempos e as estações; ele remove os reis e estabelece os reis; é ele quem dá a sabedoria aos sábios e o entendimento aos entendidos" (Daniel 2:21), pois é "Por mim reinam os reis, e os príncipes decretam o que justo" (Provérbios 8:15), diz Deus. O profeta Samuel foi ordenado por Deus para ungir o primeiro rei de Israel, o rei Saul (1 Samuel 10:1) e essa é a maneira que sempre foi. Deus dirige até mesmo os corações dos reis pagãos (Provérbios 21:1).
O Rei Acabe
O rei Acabe de Israel tinha um pai, o rei Onri e "E fez Onri o que era mau aos olhos do Senhor; pior mesmo do que todos os que o antecederam" (1 Rei 16:25). Infelizmente, o rei Onri "andou em todos os caminhos de Jeroboão, filho de Nebate, como também nos pecados com que este fizera Israel pecar, provocando à ira, com as suas vaidades, o Senhor Deus de Israel" (1 Reis 16:26) assim que o filho do rei Onri não tinha uma influência muito boa de seu pai. Após a morte do rei Onri, "começou Acabe, filho de Onri, a reinar sobre Israel; e reinou sobre Israel em Samaria vinte e dois anos. E fez Acabe, filho de Onri, o que era mau aos olhos do Senhor, mais do que todos os que o antecederam" (1 Reis 16:29-30). O rei Acabe foi um dos reis mais perversos em Israel.
A Idolatria Do Rei Acabe
O rei Acabe deveria ter conhecido melhor, mas ele foi de mal a pior e "ainda tomou por mulher a Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios, e foi e serviu a Baal, e o adorou" (1 Reis 16:31b) e ela era tão má como qualquer rainha de Israel. Cada vez que um rei israelita casava fora da nação de Israel, caia em idolatria e Acabe não foi exceção, ele "levantou um altar a Baal na casa de Baal que ele edificara em Samaria; também fez uma asera. De maneira que Acabe fez muito mais para provocar à ira o Senhor Deus de Israel do que todos os reis de Israel que o antecederam" (1 Reis 16:32-33) e isso quer dizer muito, porque houve alguns reis muito maus antes dele. Deus tinha visto o suficiente. Ele instruiu Elias para dizer ao rei Acabe que "que nestes anos não haverá orvalho nem chuva, senão segundo a minha palavra" (1 Reis 17:1b). Depois Deus disse a Elias: "Vai, apresenta-te a Acabe; e eu mandarei chuva sobre a terra. Então Elias foi apresentar-se a Acabe. E a fome era extrema em Samaria" (1 Reis 18:1b-2).
O Fim Do Rei Acabe
O rei Acabe estava à procura de Elias para que ele pudesse matá-lo e "E sucedeu que, vendo Acabe a Elias, disse-lhe: És tu, perturbador de Israel? Respondeu Elias: Não sou eu que tenho perturbado a Israel, mas és tu e a casa de teu pai, por terdes deixado os mandamentos do Senhor, e por teres tu seguido os baalins"(1 Reis 18:17-18) assim o rei "Acabe convocou todos os filhos de Israel, e reuniu os profetas no monte Carmelo" (1 Reis 18:20) para um confronto entre "os quatrocentos e cinquenta profetas de Baal, e os quatrocentos profetas de Asera, que comem da mesa de Jezabel" (1 Reis 18:19) e Elias. Quando "caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, a lenha, as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego. Quando o povo viu isto, prostraram-se todos com o rosto em terra e disseram: O senhor é Deus! O Senhor é Deus! Disse-lhes Elias: Agarrai os profetas de Baal! Que nenhum deles escape: Agarraram-nos; e Elias os fez descer ao ribeiro de Quisom, onde os matou" (1 Reis 18:38-40). Em vez de se arrepender, que é o que Acabe deveria ter feito, ele se tornou mais perverso com o passar do tempo, até que finalmente "disse Acabe a Elias: Já me achaste, ó inimigo meu? Respondeu ele: Achei-te; porque te vendeste para fazeres o que é mau aos olhos do Senhor" (1 Reis 21:20) e lhe disse: "Eis que trarei o mal sobre ti; lançarei fora a tua posteridade, e arrancarei de Acabe todo homem, escravo ou livre, em Israel" (1 Reis 21:21), mas durante um tempo de guerra com os sírios "um homem entesou o seu arco, e atirando a esmo, feriu o rei de Israel por entre a couraça e a armadura abdominal" (1 Reis 22:34), mas, "a peleja tornou-se renhida naquele dia; contudo o rei foi sustentado no carro contra os sírios; porém à tarde ele morreu; e o sangue da ferida corria para o fundo do carro" (1 Reis 22:35).
Conclusão
Conclusão
Cada um de nós está muito aquém da glória de Deus (Romanos 3:23) e todos nós merecemos a pena de punição eterna (Romanos 6:23a), mas Deus nos dá a vida eterna (Romanos 6:23b), se nos arrependermos e confiarmos nEle. Rejeitá-Lo é morrer com a ira de Deus sobre você (João 3:36b) e ser conduzido ao Julgamento do Grande Trono Branco, sem esperança de arrependimento (Apocalipse 20:12-15). Oro para que esse não seja seu futuro.
Tags:
A Bíblia Responde