Quem É O Rei Acabe Da Bíblia?

Quem É O Rei Acabe Da Bíblia?
Quem é o rei Acabe mencionado na Bíblia? Por que nós precisamos saber sobre ele?

Deus Unge Reis

Desde o início dos tempos dos reis de Israel, era Deus quem designava e ungia-os, como aconteceu com Davi onde está escrito: "Ora, ele [Davi] era ruivo, de belos olhos e de gentil aspecto. Então disse o Senhor: Levanta-te, e unge-o, porque é este mesmo" (1 Samuel 16:12) e novamente foi dito de Davi por Deus, "Eu te ungi rei sobre Israel" (2 Samuel 12:7). É somente Deus quem "muda os tempos e as estações; ele remove os reis e estabelece os reis; é ele quem dá a sabedoria aos sábios e o entendimento aos entendidos" (Daniel 2:21), pois é "Por mim reinam os reis, e os príncipes decretam o que justo" (Provérbios 8:15), diz Deus. O profeta Samuel foi ordenado por Deus para ungir o primeiro rei de Israel, o rei Saul (1 Samuel 10:1) e essa é a maneira que sempre foi. Deus dirige até mesmo os corações dos reis pagãos (Provérbios 21:1).

O Rei Acabe

O rei Acabe de Israel tinha um pai, o rei Onri e "E fez Onri o que era mau aos olhos do Senhor; pior mesmo do que todos os que o antecederam" (1 Rei 16:25). Infelizmente, o rei Onri "andou em todos os caminhos de Jeroboão, filho de Nebate, como também nos pecados com que este fizera Israel pecar, provocando à ira, com as suas vaidades, o Senhor Deus de Israel" (1 Reis 16:26) assim que o filho do rei Onri não tinha uma influência muito boa de seu pai. Após a morte do rei Onri, "começou Acabe, filho de Onri, a reinar sobre Israel; e reinou sobre Israel em Samaria vinte e dois anos. E fez Acabe, filho de Onri, o que era mau aos olhos do Senhor, mais do que todos os que o antecederam" (1 Reis 16:29-30). O rei Acabe foi um dos reis mais perversos em Israel.

A Idolatria Do Rei Acabe

O rei Acabe deveria ter conhecido melhor, mas ele foi de mal a pior e "ainda tomou por mulher a Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios, e foi e serviu a Baal, e o adorou" (1 Reis 16:31b) e ela era tão má como qualquer rainha de Israel. Cada vez que um rei israelita casava fora da nação de Israel, caia em idolatria e Acabe não foi exceção, ele "levantou um altar a Baal na casa de Baal que ele edificara em Samaria; também fez uma asera. De maneira que Acabe fez muito mais para provocar à ira o Senhor Deus de Israel do que todos os reis de Israel que o antecederam" (1 Reis 16:32-33) e isso quer dizer muito, porque houve alguns reis muito maus antes dele. Deus tinha visto o suficiente. Ele instruiu Elias para dizer ao rei Acabe que "que nestes anos não haverá orvalho nem chuva, senão segundo a minha palavra" (1 Reis 17:1b). Depois Deus disse a Elias: "Vai, apresenta-te a Acabe; e eu mandarei chuva sobre a terra. Então Elias foi apresentar-se a Acabe. E a fome era extrema em Samaria" (1 Reis 18:1b-2).

O Fim Do Rei Acabe

O rei Acabe estava à procura de Elias para que ele pudesse matá-lo e "E sucedeu que, vendo Acabe a Elias, disse-lhe: És tu, perturbador de Israel? Respondeu Elias: Não sou eu que tenho perturbado a Israel, mas és tu e a casa de teu pai, por terdes deixado os mandamentos do Senhor, e por teres tu seguido os baalins"(1 Reis 18:17-18) assim o rei "Acabe convocou todos os filhos de Israel, e reuniu os profetas no monte Carmelo" (1 Reis 18:20) para um confronto entre "os quatrocentos e cinquenta profetas de Baal, e os quatrocentos profetas de Asera, que comem da mesa de Jezabel" (1 Reis 18:19) e Elias. Quando "caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, a lenha, as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego. Quando o povo viu isto, prostraram-se todos com o rosto em terra e disseram: O senhor é Deus! O Senhor é Deus! Disse-lhes Elias: Agarrai os profetas de Baal! Que nenhum deles escape: Agarraram-nos; e Elias os fez descer ao ribeiro de Quisom, onde os matou" (1 Reis 18:38-40). Em vez de se arrepender, que é o que Acabe deveria ter feito, ele se tornou mais perverso com o passar do tempo, até que finalmente "disse Acabe a Elias: Já me achaste, ó inimigo meu? Respondeu ele: Achei-te; porque te vendeste para fazeres o que é mau aos olhos do Senhor" (1 Reis 21:20) e lhe disse: "Eis que trarei o mal sobre ti; lançarei fora a tua posteridade, e arrancarei de Acabe todo homem, escravo ou livre, em Israel" (1 Reis 21:21), mas durante um tempo de guerra com os sírios "um homem entesou o seu arco, e atirando a esmo, feriu o rei de Israel por entre a couraça e a armadura abdominal" (1 Reis 22:34), mas, "a peleja tornou-se renhida naquele dia; contudo o rei foi sustentado no carro contra os sírios; porém à tarde ele morreu; e o sangue da ferida corria para o fundo do carro" (1 Reis 22:35).

Conclusão

Cada um de nós está muito aquém da glória de Deus (Romanos 3:23) e todos nós merecemos a pena de punição eterna (Romanos 6:23a), mas Deus nos dá a vida eterna (Romanos 6:23b), se nos arrependermos e confiarmos nEle. Rejeitá-Lo é morrer com a ira de Deus sobre você (João 3:36b) e ser conduzido ao Julgamento do Grande Trono Branco, sem esperança de arrependimento (Apocalipse 20:12-15). Oro para que esse não seja seu futuro.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem