Qual foi o bezerro de ouro descrito no Livro do Êxodo? Por que isso foi um pecado tão grave?
Idolatria
Idolatria pode ser descrita como a adoração de um objeto físico ou culto a imagens ou a honra divina dada a qualquer objeto criado por alguém ou outros. A idolatria é descrita como ocorrendo quando você olha para o fruto de seu próprio trabalho e vê a estátua esculpida de você mesmo, e então você a adora. Poderia ser uma devoção cega ou excessiva a algo como dinheiro, trabalho, família, vídeo games, imagens pornográficas, ou alguma imagem criada em uma forma física ou criada por nossa própria imaginação. Um ídolo é qualquer coisa que toma o lugar do e precedência sobre o Único e Verdadeiro Deus.
O Bezerro de Ouro
Moisés subiu ao monte para receber os Dez Mandamentos, "Mas o povo, vendo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e lhe disse: Levanta-te, faze-nos um deus que vá adiante de nós; porque, quanto a esse Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu" (Êxodo 32:1). Aqui é onde Arão deveria ter intensificado e dito: "Vocês devem ser pacientes, Moisés está com Deus. Ele vai voltar breve", mas em vez disso, Arão cedeu à pressão do povo e disse: "Tirai os pendentes de ouro que estão nas orelhas de vossas mulheres, de vossos filhos e de vossas filhas, e trazei-mos. Então todo o povo, tirando os pendentes de ouro que estavam nas suas orelhas, os trouxe a Arão; ele os recebeu de suas mãos, e com um buril deu forma ao ouro, e dele fez um bezerro de fundição" (Êxodo 32:2-4a) e "Então eles exclamaram: Eis aqui, ó Israel, o teu deus, que te tirou da terra do Egito. E Arão, vendo isto, edificou um altar diante do bezerro e, fazendo uma proclamação, disse: Amanhã haverá festa ao Senhor. No dia seguinte levantaram-se cedo, ofereceram holocaustos, e trouxeram ofertas pacíficas; e o povo sentou-se a comer e a beber; depois levantou-se para folgar" (Êxodo 32:4b-6). O termo "levantou-se para folgar" e "para comer e beber" não foi apenas uma festa, mas, mais como uma orgia sexual aparentemente, mas a festa estava prestes a acabar.
Moisés, o Mediador
Deus disse a Moisés "Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir da terra do Egito, se corrompeu; depressa se desviou do caminho que eu lhe ordenei; eles fizeram para si um bezerro de fundição, e adoraram-no, e lhe ofereceram sacrifícios, e disseram: Eis aqui, ó Israel, o teu deus, que te tirou da terra do Egito" (Êxodo 32:7-8). Surpreendentemente, depois de ver as pragas do Egito e a divisão do Mar Vermelho, eles rapidamente abandonaram Deus e caíram em idolatria; a idolatria de adorar uma imagem criada, o bezerro de ouro e que era provavelmente um deus que era adorado no Egito. Deus estava pronto para começar tudo de novo com Moisés e seus descendentes (Êxodo 32:10), mas Moisés, um protótipo de Jesus, ficou como um intermediário e intercedeu em nome da nação e Deus os poupou (Êxodo 32:14). Moisés faz algo semelhante ao que Jesus fez; ele atuou como mediador entre Deus e as pessoas, tirando a ira de Deus para longe deles, embora eles certamente mereciam.
A Desculpa de Arão
Quando Moisés desceu para falar com Arão sobre tudo isso, perguntou-lhe "Que te fez este povo, que sobre ele trouxeste tamanho pecado? Ao que respondeu Arão: Não se acenda a ira do meu senhor; tu conheces o povo, como ele é inclinado ao mal. Pois eles me disseram: Faze-nos um deus que vá adiante de nós; porque, quanto a esse Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu" (Êxodo 32:21-23). Agindo como se fosse impotente neste assunto ele disse: "Então eu lhes disse: Quem tem ouro, arranque-o. Assim mo deram; e eu o lancei no fogo, e saiu este bezerro" (Êxodo 32:24). Incrível como isso funciona! Eles deram o ouro a Arão, ele jogou-o no fogo e como mágica, "saiu este bezerro". Isso, claro, não era verdade. Este bezerro teve que ser formado a partir do ouro derretido, moldado e formado em uma imagem de um bezerro de ouro, e em seguida, ele foi adorado e pior ainda, ofereceram sacrifícios para ele e lembre-se, Arão tinha construído um altar para ele! Lembre-se que Arão recebeu "ele os recebeu de suas mãos, e com um buril deu forma ao ouro, e dele fez um bezerro de fundição" (Êxodo 32:4) "o povo estava desenfreado (porque Arão o havia desenfreado, para escárnio entre os seus inimigos)" (Êxodo 32:25).
Moisés Roga por Expiação
Mais uma vez, a natureza simbólica de Cristo, Moisés diz ao povo "Vós tendes cometido grande pecado; agora, porém subirei ao Senhor; porventura farei expiação por vosso pecado. Assim tornou Moisés ao Senhor, e disse: Oh! Este povo cometeu um grande pecado, fazendo para si um deus de ouro. Agora, pois, perdoa o seu pecado; ou se não, risca-me do teu livro, que tens escrito" (Êxodo 32:30-32). Aqui Moisés procura fazer expiação pelo pecado do povo, algo que Jesus faria milhares de anos mais tarde, e, em seguida, procura ter a sua própria vida tomada (apagada) para que as pessoas fossem poupadas. Isso também é o que Jesus faria muito mais tarde, dando Sua vida como resgate por muitos (Marcos 10:45).
Conclusão
Conclusão
Podemos ver um monte de semelhanças entre a experiência do bezerro de ouro e o nosso próprio coração na forma como fazemos ídolos em nossas vidas. Moisés é um mediador, um intercessor entre Deus e as pessoas, e Ele oferece a sua vida por eles, por isso o trabalho de Moisés aponta para a suficiência da cruz de Cristo onde Ele morreu por nossos pecados, Ele tomou a ira de Deus por nós, Ele intercede por nós ao Pai, e Ele dá a sua vida em resgate por muitos.
Tags:
A Bíblia Responde