Idolatria: O Bezerro De Ouro Na Bíblia

Idolatria: O Bezerro De Ouro Na Bíblia
Qual foi o bezerro de ouro descrito no Livro do Êxodo? Por que isso foi um pecado tão grave?

Idolatria

Idolatria pode ser descrita como a adoração de um objeto físico ou culto a imagens ou a honra divina dada a qualquer objeto criado por alguém ou outros. A idolatria é descrita como ocorrendo quando você olha para o fruto de seu próprio trabalho e vê a estátua esculpida de você mesmo, e então você a adora. Poderia ser uma devoção cega ou excessiva a algo como dinheiro, trabalho, família, vídeo games, imagens pornográficas, ou alguma imagem criada em uma forma física ou criada por nossa própria imaginação. Um ídolo é qualquer coisa que toma o lugar do e precedência sobre o Único e Verdadeiro Deus.

O Bezerro de Ouro

Moisés subiu ao monte para receber os Dez Mandamentos, "Mas o povo, vendo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e lhe disse: Levanta-te, faze-nos um deus que vá adiante de nós; porque, quanto a esse Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu" (Êxodo 32:1). Aqui é onde Arão deveria ter intensificado e dito: "Vocês devem ser pacientes, Moisés está com Deus. Ele vai voltar breve", mas em vez disso, Arão cedeu à pressão do povo e disse: "Tirai os pendentes de ouro que estão nas orelhas de vossas mulheres, de vossos filhos e de vossas filhas, e trazei-mos. Então todo o povo, tirando os pendentes de ouro que estavam nas suas orelhas, os trouxe a Arão; ele os recebeu de suas mãos, e com um buril deu forma ao ouro, e dele fez um bezerro de fundição" (Êxodo 32:2-4a) e "Então eles exclamaram: Eis aqui, ó Israel, o teu deus, que te tirou da terra do Egito. E Arão, vendo isto, edificou um altar diante do bezerro e, fazendo uma proclamação, disse: Amanhã haverá festa ao Senhor. No dia seguinte levantaram-se cedo, ofereceram holocaustos, e trouxeram ofertas pacíficas; e o povo sentou-se a comer e a beber; depois levantou-se para folgar" (Êxodo 32:4b-6). O termo "levantou-se para folgar" e "para comer e beber" não foi apenas uma festa, mas, mais como uma orgia sexual aparentemente, mas a festa estava prestes a acabar.

Moisés, o Mediador

Deus disse a Moisés "Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir da terra do Egito, se corrompeu; depressa se desviou do caminho que eu lhe ordenei; eles fizeram para si um bezerro de fundição, e adoraram-no, e lhe ofereceram sacrifícios, e disseram: Eis aqui, ó Israel, o teu deus, que te tirou da terra do Egito" (Êxodo 32:7-8). Surpreendentemente, depois de ver as pragas do Egito e a divisão do Mar Vermelho, eles rapidamente abandonaram Deus e caíram em idolatria; a idolatria de adorar uma imagem criada, o bezerro de ouro e que era provavelmente um deus que era adorado no Egito. Deus estava pronto para começar tudo de novo com Moisés e seus descendentes (Êxodo 32:10), mas Moisés, um protótipo de Jesus, ficou como um intermediário e intercedeu em nome da nação e Deus os poupou (Êxodo 32:14). Moisés faz algo semelhante ao que Jesus fez; ele atuou como mediador entre Deus e as pessoas, tirando a ira de Deus para longe deles, embora eles certamente mereciam.

A Desculpa de Arão

Quando Moisés desceu para falar com Arão sobre tudo isso, perguntou-lhe "Que te fez este povo, que sobre ele trouxeste tamanho pecado? Ao que respondeu Arão: Não se acenda a ira do meu senhor; tu conheces o povo, como ele é inclinado ao mal. Pois eles me disseram: Faze-nos um deus que vá adiante de nós; porque, quanto a esse Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu" (Êxodo 32:21-23). Agindo como se fosse impotente neste assunto ele disse: "Então eu lhes disse: Quem tem ouro, arranque-o. Assim mo deram; e eu o lancei no fogo, e saiu este bezerro" (Êxodo 32:24). Incrível como isso funciona! Eles deram o ouro a Arão, ele jogou-o no fogo e como mágica, "saiu este bezerro". Isso, claro, não era verdade. Este bezerro teve que ser formado a partir do ouro derretido, moldado e formado em uma imagem de um bezerro de ouro, e em seguida, ele foi adorado e pior ainda, ofereceram sacrifícios para ele e lembre-se, Arão tinha construído um altar para ele! Lembre-se que Arão recebeu "ele os recebeu de suas mãos, e com um buril deu forma ao ouro, e dele fez um bezerro de fundição" (Êxodo 32:4) "o povo estava desenfreado (porque Arão o havia desenfreado, para escárnio entre os seus inimigos)" (Êxodo 32:25).

Moisés Roga por Expiação

Mais uma vez, a natureza simbólica de Cristo, Moisés diz ao povo "Vós tendes cometido grande pecado; agora, porém subirei ao Senhor; porventura farei expiação por vosso pecado. Assim tornou Moisés ao Senhor, e disse: Oh! Este povo cometeu um grande pecado, fazendo para si um deus de ouro. Agora, pois, perdoa o seu pecado; ou se não, risca-me do teu livro, que tens escrito" (Êxodo 32:30-32). Aqui Moisés procura fazer expiação pelo pecado do povo, algo que Jesus faria milhares de anos mais tarde, e, em seguida, procura ter a sua própria vida tomada (apagada) para que as pessoas fossem poupadas. Isso também é o que Jesus faria muito mais tarde, dando Sua vida como resgate por muitos (Marcos 10:45).

Conclusão
Podemos ver um monte de semelhanças entre a experiência do bezerro de ouro e o nosso próprio coração na forma como fazemos ídolos em nossas vidas. Moisés é um mediador, um intercessor entre Deus e as pessoas, e Ele oferece a sua vida por eles, por isso o trabalho de Moisés aponta para a suficiência da cruz de Cristo onde Ele morreu por nossos pecados, Ele tomou a ira de Deus por nós, Ele intercede por nós ao Pai, e Ele dá a sua vida em resgate por muitos.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem