O que exatamente é a Espada do Espírito? É algo que todos os cristãos têm acesso também? Como podemos saber que a temos?
Os Cortes Da Espada
A Bíblia diz: "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração" (Hebreus 4:12). O fato é que, quando eu estudo para preparar mensagens para a igreja, esta "espada de dois gumes" me corta também. Lembre-se que é uma espada de dois gumes, cortando o ouvinte e aquele que fala, mas ela corta a fim de curar. A Palavra mergulha profundamente no coração humano e discerne quais são os pensamentos, intenções e motivos. Nada mais é capaz de transformar um coração de pedra em um coração de carne, em um coração suavizado para os propósitos de Deus, para servir os outros, para orar por nossos inimigos, para amar aqueles que nos odeiam, e para abençoar aqueles que maliciosamente nos persegue (Mateus 5). Isso não é humanamente possível, mas é possível com o Espírito de Deus e o Espírito se une a Palavra no coração e faz cumprir o que Deus quer faça.
A Armadura de Deus
A armadura de Deus é descrita em Efésios 6:16-18, mas a "espada do Espírito" é a única arma ofensiva que existe. Por que os crentes precisam da armadura e a espada? É porque nosso inimigo é invisível "pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniquidade nas regiões celestes" (Efésios 6:12). O equipamento de proteção ou defesa destina-se a defender-nos dos "dardos inflamados" enviados do mal e seus asseclas (Efésios 6:16). Mesmo na guerra moderna, um soldado tem de estar preparado para os ataques de atiradores furtivos e estar pronto para os ataques de um inimigo invisível, portanto eles devem usar equipamento de proteção em todos os momentos. A armadura é essencial e inclui essas peças vitais como "o cinto da verdade, a couraça da justiça, os sapatos para os seus pés como o evangelho da paz, o escudo da fé, e também o capacete da salvação" (Efésios 6:14-17) mas se houver combate corpo-a-corpo, o crente vai precisar de uma arma ofensiva e é aí que a espada do Espírito entra em ação.
A Espada do Espírito
O que é essa "espada do Espírito" mencionada em Efésios seis? Por que é necessário ter uma arma ofensiva? Não é de uma boa defesa tudo o que precisamos? Ouça o que Isaías escreveu: "e fez a minha boca qual espada aguda; na sombra da sua mão me escondeu; fez-me qual uma flecha polida, e me encobriu na sua aljava" (Isaías 49:2). Quando Deus faz referência a palavra "espada", muitas vezes refere-se a uma autoridade como em Romanos 13:4, onde Paulo escreve sobre as autoridades governamentais que têm a autoridade de Deus: "Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador em ira contra aquele que pratica o mal". As palavras de Jesus são referidas como uma espada afiada de dois gumes como quando Ele repreende a igreja de Pérgamo "Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois gumes" (Apocalipse 2:12), onde Ele diz-lhes, "Arrepende-te, pois; ou se não, virei a ti em breve, e contra eles batalharei com a espada da minha boca" (Apocalipse 2:16). Isso significa que tudo o que as palavras de Jesus são é como uma espada.
Jesus Como A Palavra
Jesus é descrito como a Palavra de Deus como o Verbo estava com Deus e o Verbo era (e é) Deus (João 1:1, 14) e a sua palavra é como uma espada de dois gumes que vem com a Sua autoridade e Seu julgamento. Esta é a imagem em Apocalipse, onde Ele vem para finalmente julgar o mundo impenitente onde diz "Seguiam-no os exércitos que estão no céu, em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro. Da sua boca saía uma espada afiada, para ferir com ela as nações; ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus Todo-Poderoso" (19:14-15). Depois de "a besta ser aprisionada e com ela o falso profeta" (Apocalipse 19:20a) "Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre. E os demais foram mortos pela espada que saía da boca daquele que estava montado no cavalo; e todas as aves se fartaram das carnes deles" (Apocalipse 19:20b-21). Claramente a intenção da espada é a realização do juízo e é uma arma ofensiva e por isso a "espada do Espírito" é a Palavra de Deus e uma vez que a Palavra de Deus é inspirada pelo Espírito de Deus (2 Timóteo 3:16), a espada do Espírito é a Palavra de Deus feita a um inimigo pelo Espírito de Deus, já que o Espírito de Deus é o autor da Escritura e o Autor da Palavra. Essa é uma arma ofensiva, mais potente e mais poderosa que qualquer humano poderia desenvolver.
Conclusão
Não espere para se arrepender e crer em Cristo, porque se você rejeita crer em Jesus, você tem a ira da espada em sua direção no aparecimento de Cristo (João 3:36b). Ainda há tempo para que você possa se converter dos seus pecados e abandoná-los (chamado de arrependimento) e voltar-se para o Salvador e confiar nEle. Se você fizer isso, então você vai ser poupado da ira vindoura de Deus em um mundo que rejeita a Deus.
Tags:
A Bíblia Responde