Ainda existe seitas por aí hoje? Qual é a definição de uma seita e como você pode reconhece-la a partir da leitura da igreja cristã?
Uma Seita é ...
Há seitas de Satanás, de magia, e de todos os tipos de imaginações humanas, mas essas seitas são obviamente erradas para a maioria de nós. Uma igreja pode parecer uma igreja normal a partir do exterior, mas uma vez que você se une a ela e observa como ela funciona, você descobre que muitas delas são seitas. Algumas fazem uma lavagem cerebral em seus membros fazendo os acreditar que eles são o único caminho para a verdade. Uma seita religiosa poderia ser definida como uma organização que realiza rituais, práticas e observâncias religiosas e tem um corpo de adeptos que têm certos códigos rigorosamente aplicados entre os seus membros. Algumas são bastante populares e amplamente aceitas, mas muitas aderem a uma dedicação extrema a um determinado líder e um conjunto de crenças que são muitas vezes vistos como estranho por outros, ou mesmo como excessivas pela maioria. As seitas estão florescendo ultimamente e as seitas mais perigosas são aquelas que fingem ser cristão, mas misturam a verdade com o erro, mas tome muito cuidado porque uma meia-verdade continua sendo uma mentira inteira.
Uma Igreja Seita
A maioria das igrejas seitas são auto introvertidas. Elas são exclusivistas. Elas não gostam de mudanças. Elas não comprometem suas crenças. Elas também se desviam dos ensinamentos fundamentais do cristianismo histórico, baseado na Bíblia. Algumas acreditam que elas são o único caminho e todas as outras igrejas estão condenadas ao inferno. Ainda outras tendem a fazer uma lavagem cerebral em seus membros. Elas gostam de controlar suas vidas e algumas têm compostos em que os membros devem viver e desistir de todos os seus bens e direitos financeiros. Elas normalmente têm um forte líder carismático que o grupo venera também, não importa o que lhes é pedido. Outras ensinam que estamos sob certas leis do Antigo Testamento como as leis dietéticas, a necessidade de respeitar os dias santos, e fazem cumprir rigorosamente um regime de guarda do sábado. Elas distorcem ou negam as doutrinas essenciais da fé que são claramente ensinadas na Bíblia. As principais coisas que são as coisas claras na Escritura, mas as seitas procuram ofuscar essas coisas. Elas às vezes se concentram em coisas não essenciais ou fazem cumprir rigorosamente "áreas obscuras" em que a Bíblia é silenciosa. A maioria das seitas adicionam seus próprios rituais, regras e cerimônias que a Bíblia não ensina.
A Salvação Pelas Obras
Paulo escreveu que é "Porque pela graça sois salvos, por s gentios, e eles à vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie" (Efésios 2:8-9), mas as seitas muitas vezes adicionam coisas elementares para a salvação, criando uma necessidade de outro "deve fazer", a fim de ser salvo. Elas podem distorcer ou manipular as Escrituras, mas a salvação é um dom gratuito de Deus. Elas comprometem a verdade e que muitas vezes à prova de texto certos versos para construir seu sistema de crenças em torno delas. A ideia de que o texto tirado do contexto torna um pretexto não os incomoda. Elas não acreditam que o contexto é fundamental. Elas acreditam que seu líder é um rei, e tudo o que ele ou ela diz é lei e muitas seitas hoje elevam seus próprios livros ou escritos como superiores aos da Bíblia. Satanás não só tem seus próprios ministros, ele tem suas próprias igrejas e estas são frequentemente seitas (2 Coríntios 11:4).
Conclusão
Conclusão
Infelizmente, o provérbio é verdadeiro: "Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz à morte" (Provérbios 14:12). Até mesmo "O caminho do insensato é reto aos seus olhos” (Provérbios 12:15) e para eles, "Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz à morte" (Provérbios 16:25). Alguns têm que ser reorientados uma vez que eles saem das seitas e precisam ser "reprogramados", porque sua maneira de pensar foi tão empolada pela doutrinação que eles não reconhecem mais a verdade. Só a verdade bíblica pode endireitá-los novamente e sabemos onde, ou mais especificamente, quem é a verdade: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim" (João 14:6).
Tags:
A Bíblia Responde