O que Jesus quis dizer com: "Eu Sou o Senhor do Sábado"?

O que Jesus quis dizer com: "Eu Sou o Senhor do Sábado"?
O que Jesus quis dizer com: Eu Sou O Senhor do sábado? O que isso significa para os cristãos?

Os Líderes Religiosos Enfurecidos

Jesus fez um monte de coisas para irritar os líderes religiosos de Seus dias; não é surpresa, mas Jesus ficou irritado também ... isso foi chamado de justa indignação e Ele estava irritado com os líderes religiosos que fizeram do sábado um fardo tão pesado que eu imagino que a maioria das pessoas temiam quando estava chegando o sábado. Que trágico porque Jesus disse que "O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. Pelo que o Filho do homem até do sábado é Senhor" (Marcos 2:27-28). O que Jesus estava dizendo era que o sábado foi feito para o homem e que ele foi concebido para o nosso bem. Deus sabe que somos pó e entende o quão frágil é a nossa estrutura (Salmo 103:14) e nos conhecendo, pois Ele nos criou, Ele sabe que precisamos de ter um dia de descanso em cada sete. Deus nunca pretendeu que o sábado se tornasse um fardo, mas isso é o que os líderes religiosos do tempo de Jesus haviam feito. Eles fizeram esse dia parecer que todos fossem como um camelo oprimido por todo peso possível que se possa imaginar. Na verdade, eles tinham adicionado centenas de outras tradições feitas pelo homem, que eles consideravam ser iguais ou, em alguns casos, maior do que a lei e que não estavam no mandamento original do sábado. Isto era exatamente o oposto do que Deus pretendia que o sábado fosse.

Jesus Criou o Sábado

Não é alguém que cria algo o dono desse algo? Ele não pode fazer tudo o que quiser com ele? Desta forma, Jesus, sendo o Criador (João 1:3; Colossenses 1:16), tem todo o direito de fazer o que lhe agrada no sábado, assim como qualquer um dos discípulos tinham quando estavam com Ele. É por isso que Jesus disse que Ele era o Senhor do sábado. A palavra “Senhor” denota direitos de soberania e propriedade de modo que, quem pode dizer a Jesus o que ele pode e o que Ele não pode fazer no sábado? Isso é como alguém entrar em sua casa que você construiu e dizer-lhe que você instalou a pia no lugar errado e o sistema elétrico não está de acordo com a vontade dele, portanto, é uma violação do que eles pensam que deveria ser. Os líderes religiosos fizeram isso e o condenou porque a casa não estava de acordo com seus próprios conjunto artificial de regras e regulamentos. É por isso que muitas vezes Jesus repreendeu os líderes religiosos da época, porque eles estavam fazendo do sábado algo que ninguém poderia manter, pelo menos de acordo com seus próprios padrões de justiça própria.

Fazer o Bem no Sábado

Lembrei-me de quando Jesus viu um homem com uma mão atrofiada que Ele ia curar e lhe perguntaram "É lícito curar no sábado?" - Para que pudessem acusá-lo" (Mateus 12:10). Observe que não era porque eles se importavam com o homem, mas eles só queriam acusá-lo. Jesus perguntou: "É lícito no sábado fazer bem, ou fazer mal? Salvar a vida ou matar? Eles, porém, se calaram" (Marcos 3:4). Então Jesus respondeu: "Qual dentre vós será o homem que, tendo uma só ovelha, se num sábado ela cair numa cova, não há de lançar mão dela, e tirá-la? Ora, quanto mais vale um homem do que uma ovelha! Portanto, é lícito fazer bem nos sábados. Então disse àquele homem: estende a tua mão. E ele a estendeu, e lhe foi restituída sã como a outra" (Mateus 12:11-13). Você pode pensar que eles celebraram porque esse homem foi curado "Os fariseus, porém, saindo dali, tomaram conselho contra ele, para o matarem" (Mateus 12:14). Quão duro o coração humano pode ser! Eles queriam destruí-Lo porque Ele curava no sábado, embora a lei do sábado deu provisão para atos misericordiosos para com os animais ..., mas não para os seres humanos? Não é de admirar "E olhando em redor para eles com indignação, condoendo-se da dureza dos seus corações, disse ao homem: Estende a tua mão. Ele estendeu, e lhe foi restabelecida" (Marcos 3:5).

Atos de Misericórdia no Sábado

Certa feita, "passou Jesus pelas searas num dia de sábado; e os seus discípulos, sentindo fome, começaram a colher espigas, e a comer" (Mateus 12:1), mas qual foi a reação dos fariseus? "Eis que os teus discípulos estão fazendo o que não é lícito fazer no sábado”. (Mateus 12:2). Deus sempre coloca a misericórdia acima do sacrifício, e neste caso o suposto sacrifício que os fariseus carregavam em sua observância do sábado, é por isso que Jesus disse: "Misericórdia quero, e não sacrifícios, não condenaríeis os inocentes. Porque o Filho do homem até do sábado é o Senhor" (Mateus 12:7-8). A lei permitiu atos de misericórdia no sábado para com os animais e, certamente para com as pessoas e eles deveriam saber, por isso Jesus os repreendeu dizendo-lhes que eles estavam "invalidando assim a palavra de Deus pela vossa tradição que vós transmitistes; também muitas outras coisas semelhantes fazeis" (Marcos 7:13). Em outro lugar Ele disse: "Qual de vós, se lhe cair num poço um filho, ou um boi, não o tirará logo, mesmo em dia de sábado?" (Lucas 14:5)? Não é de admirar que Jesus estava frequentemente irritado com a frieza de coração deles. Eles não se importavam nada com os atos de misericórdia ... eles só queriam que os outros guardassem suas próprias tradições farisaicas, como escrevi anteriormente, tornando-as igual ou maior do que a Lei real do Sábado.

Conclusão
Jesus é o Senhor do Sábado. Não podemos julgar os outros por aquilo que fazem no domingo e os outros pelo que fazem no sábado. Tantas pessoas já me disseram que eu tenho a marca da besta, porque eu adoro no domingo em vez do sábado, mesmo não havendo nenhum mandamento para a observância do sábado em qualquer lugar do Novo Testamento. Quando Deus falou sobre a lei do sábado Ele sempre o qualificou de "Para você Oh Israel," além disso, Jesus é Senhor do sábado e Senhor de todos os dias; portanto, a conclusão é, o sábado foi feito para nós ... nós não somos feitos para o sábado.

1 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

  1. Oi muito bom o artigo me ajudou muito, mas uma coisa em relação a sábado e domingo, eu não vejo e não entendo esses argumentos que dizem que o sábado é do antigo testamento e somente para o povo judeu. Pois vejo que na biblia não existe velho o u novo testamento e sim antiga aliança e a nova aliança em que o povo de israel deixa de ser sacerdócio e a todos passamos a ser templo e santuário... Não pensem que eu vim para acabar com a Lei de Moisés ou com os ensinamentos dos Profetas. Não vim para acabar com eles, mas para dar o seu sentido completo.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem