O que significa a palavra "revelação"? Qual é o contexto desta palavra na Bíblia e qual é a definição bíblica de revelação?
Revelação é ...
A palavra revelação significa simplesmente a manifestação de algo ou alguém. É revelar o que estava antes escondido. É como abrir uma cortina ou uma porta e ver o que está por trás. As montadoras fazem uma revelação antecipada de seus novos modelos cada ano e o que estava anteriormente oculto, não é mais oculto quando é revelado para todos verem. Revelação, então, é o ato de revelar ou divulgar algo que não tinha sido conhecido ou visto antes, e a definição bíblica se encaixa muito bem com esta definição secular.
Deus Se Revela
Há muito tempo atrás, Deus se revelou a Abrão (mais tarde mudado para Abraão) (Gênesis 12) e, em seguida, a Moisés na sarça ardente (Êxodo 3), de modo que, para Abrão e Moisés, houve uma revelação de Deus e essa foi a primeira revelação de Deus, e isso mudou o curso da história humana. Através de Abraão veio a Semente Prometida, Jesus Cristo. A Bíblia é um livro onde Deus se revela gradualmente mais e mais, até que finalmente, Jesus Cristo chega e vemos o Homem-Deus viver uma vida sem pecado e morrer para a redenção daqueles que confiam nEle. Jesus Cristo é Deus revelado e através da morte expiatória de Jesus, Ele nos leva a um conhecimento de Deus, o Pai, assim como Deus, o Espírito Santo, Jesus é capaz de nos revelar quem é o Pai e o Espírito.
Revelando Jesus Cristo
A história da primeira revelação de Jesus, o Deus-Homem, veio a Maria e, em seguida, a José, mas também para "um homem cujo nome era Simeão; e este homem, justo e temente a Deus, esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. E lhe fora revelado pelo Espírito Santo que ele não morreria antes de ver o Cristo do Senhor. Assim pelo Espírito foi ao templo; e quando os pais trouxeram o menino Jesus, para fazerem por ele segundo o costume da lei, Simeão o tomou em seus braços, e louvou a Deus, e disse: Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, segundo a tua palavra; pois os meus olhos já viram a tua salvação, a qual tu preparaste ante a face de todos os povos; luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo Israel" (Lucas 2:25-32). Através de um anjo e, em seguida, através de Simeão, Deus revelou quem é Jesus Cristo e, lentamente, podemos ver Deus revelando cada vez mais de si mesmo e Jesus disse: "Quem me vê, vê o Pai" (João 14:9) portanto, em Jesus Cristo, o Pai é agora revelado.
O Mistério de Jesus Cristo Plenamente Revelado
Paulo escreve sobre o mistério do evangelho e não é tanto um plano de salvação, mas o Homem da salvação e que é Jesus Cristo, como ele escreve "Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar, segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério guardado em silêncio desde os tempos eternos" (Romanos 16:25). Paulo tinha tão grandes revelações que Deus permitiu um espinho na sua carne, seja lá o que for, e Paulo explica por que; "E, para que me não exaltasse demais pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de que eu não me exalte demais" (2 Coríntios 12:7). Paulo disse "porque não o recebi de homem algum, nem me foi ensinado; mas o recebi por revelação de Jesus Cristo" (Gálatas 1:12).
A Revelação do Espírito
No Dia de Pentecostes, em um dos maiores sermões da Bíblia, Pedro convence os ouvintes que eles assassinaram o Filho de Deus, mas que isso foi preordenado para o seu bem e para o bem dos fiéis. Jesus já havia prometido aos discípulos que "recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra" (Atos 1:8) e "Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente veio do céu um ruído, como que de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. E lhes apareceram umas línguas como que de fogo, que se distribuíam, e sobre cada um deles pousou uma. E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem" (Atos 2:1-4) Então, finalmente, Deus o Espírito Santo foi revelado.
A Revelação de Jesus Cristo
Lemos anteriormente que Deus se revelou a Abraão, a Moisés, e mais tarde a Maria, José, e depois Simeão e, finalmente, para os discípulos. Então Jesus Cristo revelou o Pai para os discípulos e, por último, como eu escrevi anteriormente, o Espírito Santo foi revelado no Dia de Pentecostes. Agora, a revelação final ou o que é chamado de "o apokálypsis" ou como chamamos no Português, o Apocalipse que foi traduzido para a palavra "Revelação". A palavra apokálypsis, significa; descobrir, revelar, desvelar, retirar o véu; e por falar nisso, a revelação não é do apóstolo João em absoluto; é a "Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e, enviando-as pelo seu anjo, as notificou a seu servo João" (Apocalipse 1:1).
Conclusão
Conclusão
Deus se revelou em Sua Palavra, a Bíblia. É revelação suficiente para sermos salvos e para que a humanidade não tenha desculpa. Para todos os que se arrependerem e confiarem em Jesus Cristo, um dia eles vão receber uma revelação plena do Mestre. Paulo escreveu: "Porque agora vemos como por espelho, em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei plenamente, como também sou plenamente conhecido" (1 Coríntios 13:12). Quanto a mim, estou ansioso por esse grande dia.
Tags:
A Bíblia Responde