Vamos descobrir qual a definição bíblica de contenda e o que exatamente significa contenda quando usado na Bíblia.
Contenda é ...
Você pode olhar no mundo de hoje e observar que não há escassez de contenda e o que pode ser definido como um conflito vigoroso ou amargo, discórdia ou antagonismo em direção a outra pessoa ou outras pessoas. Contenda poderia incluir estar em uma briga, luta ou confronto com outros ou outra pessoa e pode até mesmo incluir um conflito armado, mas não se limita a estar em competição ou rivalidade com outra pessoa ou com outros. Contenda, por vezes, inclui um desacordo amargo e até mesmo violento, até mesmo com aqueles que estão em posição de autoridade.
Contenda no Antigo Testamento
Quando os rebanhos de Abraão e Ló cresceram muito, não houve qualquer contenda entre Abraão e Ló, mas "houve contenda entre os pastores do gado de Abrão, e os pastores do gado de Ló. E nesse tempo os cananeus e os perizeus habitavam na terra" (Gênesis 13:7) portanto, neste caso, a contenda era uma competição entre os pastores para ver que ficava com as melhores terras de pastagem para o gado. Abraão viu essa contenda e disse: "Ora, não haja contenda entre mim e ti, e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos irmãos" (Gênesis 13:8), de modo que Abraão graciosamente deu a Ló a oportunidade de escolher qual campo ele desejava usar para sua pecuária, difundindo assim a contenda entre os pastores de uma maneira muito altruísta.
Livre da contenda
No grande cântico de libertação, o rei Davi escreveu: "Também me livraste das contendas do meu povo; guardaste-me para ser o cabeça das nações; um povo que eu não conhecia me serviu" (2 Samuel 22:44), que é a mesma coisa que ele escreveu no Salmo 19:43. Mais tarde, com esta mesma ideia, o salmista escreveu: "No abrigo da tua presença tu os escondes das contendas dos homens; em um pavilhão os ocultas da contenda das línguas" (Salmo 31:20), porque "Ajuntam-se, escondem-se, espiam os meus passos, como que aguardando a minha morte" (Salmo 56:6). É como o próprio salmista disse, "armam ciladas à minha alma; os fortes armam contenda contra mim, não por transgressão minha nem por pecado meu, ó Senhor" (Salmo 59:6).
A fonte da contenda
Salomão, em sua grande sabedoria escreveu sobre a fonte da contenda em Provérbios 10:12 "O ódio excita contendas; mas o amor cobre todas as transgressões", porque "Da soberba só provém a contenda; mas com os que se aconselham se acha a sabedoria” (Provérbios 13:10). Se alguém perde o controle de suas emoções, é fácil ver que "O homem iracundo suscita contendas; mas o longânimo apazigua a luta" (Provérbios 15:18) porque "O que ama a contenda ama a transgressão; o que faz alta a sua porta busca a ruína" (Provérbios 17:19) portanto você deve "Lançar fora ao escarnecedor, e a contenda se irá; cessarão a rixa e a injúria" (Provérbios 22:10). Se não for controlado, "O homem iracundo levanta contendas, e o furioso multiplica as transgressões" (Provérbios 29:22). Deus nunca é a fonte de contendas como Isaías escreve: "Eis que embora se levantem contendas, isso não será por mim; todos os que contenderem contigo, por causa de ti cairão" (54:15).
Contenda; fruto da carne
Contenda, como lemos em Isaías 54:15, não é de Deus, mas de origem humana e é um fruto da carne, do homem carnal. É por isso que Paulo repreendeu alguns dos Coríntios, escrevendo "porquanto ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja e contendas, não sois porventura carnais, e não estais andando segundo os homens?" (1 Coríntios 3:3). Para aqueles que optaram por rejeitar a Cristo, "E assim como eles rejeitaram o conhecimento de Deus, Deus, por sua vez, os entregou a um sentimento depravado, para fazerem coisas que não convêm; estando cheios de toda a injustiça, malícia, cobiça, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, dolo, malignidade" (Romanos 1:28-29). Por incrível que pareça, Deus lista contenda ao lado de homicídio, maldade, falsidade, malícia, injustiça e quaisquer outros frutos da carne. Paulo enumera as obras da carne que são aquelas coisas que os perdidos normalmente participam como, "idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, invejas, as bebedices, as orgias" (Gálatas 5:20) e Paulo diz claramente "contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus" (Gálatas 5:21).
Conclusão
O seguidor de Cristo não está totalmente livre de contendas, mas mais frequentemente deve produzir os frutos do Espírito como "o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei" (Gálatas 5:22-23). Não há espaço para contenda na Igreja e entre os cristãos, porque eles não têm nenhuma razão para lutar um com o outro, mas todos nós devemos "ter o mesmo modo de pensar, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, pensando a mesma coisa; nada façais por contenda ou por vanglória, mas com humildade cada um considere os outros superiores a si mesmo; não olhe cada um somente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros" (Filipenses 2:2-4) para que possamos fazer o bem seguindo o conselho do salmista: "Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra" (Salmo 46:10).
Tags:
A Bíblia Responde
Obrigado me ajudou muito ref. A contenta tenho que buscar o apoio do Espirito Santo para me ajudar a ser humilde e sábio. DEUS abençoe está obra de ajuda em Nome de Jesus. Amem!
ResponderExcluir