O Que Significa “Olho Por Olho” na Bíblia?

O Que Significa “Olho Por Olho” na Bíblia?
Talvez você já ouviu a frase "olho por olho", mas o que significa isso? Será que tem o mesmo significado na Nova Aliança, como na Antiga Aliança?

O Significado no Antigo Testamento

No Antigo Testamento, como hoje, as testemunhas eram inestimáveis ​​para determinar se um crime realmente tinha sido cometido ou não. Em Deuteronômio 19:16-17, por exemplo, ele diz que "Se uma testemunha iníqua se levantar contra alguém, para o acusar de transgressão, então aqueles dois homens que tiverem a demanda se apresentarão perante o Senhor, diante dos sacerdotes e dos juízes que houver nesses dias", no entanto os juízes "inquirirão cuidadosamente; e eis que, sendo a testemunha falsa, e falso o testemunho que deu contra seu irmão, far-lhe-ás como ele cuidava fazer a seu irmão; e assim exterminarás o mal do meio de ti. Os restantes, ouvindo isso, temerão e nunca mais cometerão semelhante mal no meio de ti" (Deuteronômio 19:18-20). Assim, "não terá piedade dele; vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé" (Deuteronômio 19:21) ou, em outras palavras, a punição deve ser proporcional ao delito; nem mais nem menos. A razão para isso era que "Os restantes, ouvindo isso, temerão e nunca mais cometerão semelhante mal" e esperar que isso fosse um impedimento para o crime. Hoje, parece que os criminosos realmente brincam com as vítimas.

A Pena de Morte

Deus como o Autor da Vida é o único que tem o direito de tirar a vida, já que Ele é o doador da vida e uma vez que somos feitos à imagem de Deus (Gênesis 1:27), a vida é sagrada e, portanto, a lei, "quebradura por quebradura, olho por olho, dente por dente; como ele tiver desfigurado algum homem, assim lhe será feito. Quem, pois, matar um animal, fará restituição por ele; mas quem matar um homem, será morto" (Levítico 24:20-21). Este tipo de lei era aplicado para que a justiça fosse feita não importa qual a posição social de uma pessoa, ou a posição na vida. Mesmo entre infrações menores, isto era cumprido, como também "se resultar dano, então darás vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé, queimadura por queimadura, ferida por ferida, golpe por golpe" (Êxodo 21:23-25).

A Nova Aliança

Jesus mostrou que não é tanto uma mudança na lei, devido a uma mudança de pacto, mas há um padrão mais elevado hoje pelo qual Deus irá julgar o mundo. Jesus disse: "Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; e, Quem matar será réu de juízo" (Mateus 5:21). Quando Jesus disse: "Ouvistes que foi dito aos antigos” Ele está obviamente, referindo-se às leis da antiga aliança encontrada no Antigo Testamento, mas agora "Eu, porém, vos digo que todo aquele que se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e quem disser a seu irmão: Raca, será réu diante do sinédrio; e quem lhe disser: Tolo, será réu do fogo do inferno" (Mateus 5:22). Jesus igualou odiar alguém como assassiná-lo em seu coração. Não, não é tão grave como realmente assassinar alguém, mas a intenção deste poderia ser visto como se alguém tivesse oportunidade de fazê-lo, eles fariam. Mesmo quando Jesus referiu-se aos Dez Mandamentos e a lei contra cometer adultério, Ele amplificou esta lei para refletir qual era a intenção do coração, dizendo "Ouvistes que foi dito: Não adulterarás. Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela" (Mateus 5:27-28). Cobiçar no coração é visto por Deus como cometer o ato em si, embora certamente o ato físico de adultério é muito pior. O ponto é que cobiçar no coração acontece antes do ato físico real e pode levar até um pecado tão grave quanto o adultério.

Uma Melhor Aliança

Aqueles que nasceram de novo devem resistir ao mal, não respondendo da mesma maneira. Nas bem-aventuranças, Jesus disse: "Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, vos digo que não resistais ao homem mau; mas a qualquer que te bater na face direita, oferece-lhe também a outra" (Mateus 5:38-39). Se alguém tinha o direito de devolver mal por mal, era Jesus, porque Ele era Deus, mas mesmo "sendo injuriado, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente" (1 Pedro 2:23) mas "Considerai, pois aquele que suportou tal contradição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos canseis, desfalecendo em vossas almas" (Hebreus 12:3). É-nos dito: "Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito: Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor” (Romanos 12:19), o mesmo é afirmado no Velho Testamento: "Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor" (Levítico 19:18).

Conclusão
Jesus nos diz "Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus; porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos" (Mateus 5:44-45). A razão é que "se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis demais? Não fazem os gentios também o mesmo? Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial" (Mateus 5:46-48).

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem