O que “sacudir o pó dos vossos pés” significa na Bíblia?

O que “sacudir o pó dos vossos pés” significa na Bíblia?
A Bíblia menciona a frase "sacudi o pó dos vossos pés" O que isso significa? Como isso se aplica aos cristãos?

Feitos do pó

Em Gênesis 2:7 está escrito que "o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida e o homem se tornou um ser vivente", mas após a queda pecaminosa da humanidade, Deus disse "Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás" (Gênesis 3:19).

A palavra hebraica para homem, "adam" significa "vermelho" referindo-se a cor avermelhada da pele humana, mas uma coisa muito interessante é o fato de que a palavra hebraica para "terra" é "adamâ", que é muito semelhante a Adão. Inclusive nos Salmos está escrito: "Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó" (Salmo 103:14) o ponto em tudo isso é que o pó está próximo à ideia de humanidade e humanidade caída. Talvez por isso a frase que Jesus usou que devemos, por vezes, "sacudi o pó dos vossos pés" (Mateus 10:14b) pode ter um significado importante e esperamos mostrar isso.

Enviando os Doze

Jesus enviou os doze apóstolos para sair e pregar o reino dos céus dizendo-lhes: "Não ireis aos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos; mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel" (Mateus 10:5-6), mas apenas para Israel, porque mais tarde, Jesus enviaria Saulo que se tornou Paulo para ir aos gentios (Atos 9). Eles receberam autoridade para "Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, limpai os leprosos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai" (Mateus 10:8).

Eles não deveriam levar quaisquer disposições com eles, possivelmente, para que eles pudessem aprender a depender de Deus para as suas necessidades e é por isso Jesus disse: "Não vos provereis de ouro, nem de prata, nem de cobre, em vossos cintos; nem de alforje para o caminho, nem de duas túnicas, nem de alparcas, nem de bordão; porque digno é o trabalhador do seu alimento" (Mateus 10:9-10) e, em seguida, "Em qualquer cidade ou aldeia em que entrardes, procurai saber quem nela é digno, e hospedai-vos aí até que vos retireis. E, ao entrardes na casa, saudai-a; se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; mas, se não for digna, torne para vós a vossa paz" (Mateus 10:11-13a).

Esta é a chave para o contexto desses versículos; pregar o reino dos céus, não levar disposições, mas depender de Deus para suprir suas necessidades, e, em seguida, encontrar um lugar disposto a aceitá-los e ficar ali até que estejam prontos para partir. Se alguém recebê-los em casa, a paz de Deus virá sobre essa casa, mas apenas se "a casa for digna". Em outras palavras, se aceitarem a mensagem são dignos ... realmente, se crerem na mensagem, eles são dignos de receber aqueles que Jesus enviou.

Jesus diria mais tarde "Quem vos recebe a mim recebe, e quem me recebe, recebe aquele que me enviou" (Mateus 10:40), no entanto, o outro lado desta é "Quem vos ouve, a mim me ouve; e quem vos rejeita, a mim me rejeita; e quem a mim me rejeita, rejeita aquele que me enviou" (Lucas 10:16). Mas o que aconteceria se eles não recebessem os apóstolos ou qualquer outra pessoa enviada por Cristo? É hora de sacudir o pó dos seus pés!

Sacudindo o Pó

Jesus dá um aviso severo para aqueles que não receberam os apóstolos que Ele enviou, porque Ele já disse que quem não os recebe, não recebe quem os tinha enviado e é por isso Ele disse: "se não for digna, torne para vós a vossa paz. E, se ninguém vos receber, nem ouvir as vossas palavras, saindo daquela casa ou daquela cidade, sacudi o pó dos vossos pés. Em verdade vos digo que, no dia do juízo, haverá menos rigor para a terra de Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade" (Mateus 10:13b-15). O simbolismo é que, ao sacudir a poeira de seus pés, eles estavam mostrando que aqueles naquela cidade não receberam a mensagem do reino dos céus, e isso os torna indignos. Qualquer um que rejeita a mensagem de Jesus nunca pode ser digno de herdar a vida eterna, mas apenas digno da ira de Deus (João 3: 36b). Se eles não os ouvissem nem os recebessem, em seguida, a paz de Deus retornaria para eles; porque se a pessoa não crê em Cristo, ela não tem o que ela precisa, que é a paz de Deus (Romanos 5: 1) e, portanto, a condenação permanece sobre ela (Romanos 8:1).

Por que é que vai haver menos rigor para a terra de Sodoma e Gomorra do que para aqueles que rejeitam a Cristo? Isso é porque eles tinham a mensagem de Cristo em primeira mão e por isso são indesculpáveis. Jesus disse que, “pois, ao que tem, dar-se-lhe-á, e terá em abundância; mas ao que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado" (Mateus 13:12) e muito foi dado e esse "muito" estava na pregação do reino dos céus. O pó é usado como uma testemunha contra eles que dá sentido a declaração de Lucas, "Mas, onde quer que não vos receberem, saindo daquela cidade, sacudi o pó dos vossos pés, em testemunho contra eles" (Lucas 9:5).

Um sinal de juízo

A imagem de sacudir o pó dos pés é encontrada em outras partes da Bíblia, quando Paulo e Barnabé trataram de apresentar o evangelho quando chegaram a Antioquia da Pisídia (Atos 13:14). Logo após Paulo pregar o evangelho do arrependimento e a fé em Deus e em Cristo, "Mas os judeus incitaram as mulheres devotas de alta posição e os principais da cidade, suscitaram uma perseguição contra Paulo e Barnabé, e os lançaram fora dos seus termos" (Atos 13:50).

Qual foi a reação de Paulo e Barnabé? "Mas estes, sacudindo contra eles o pó dos seus pés, partiram para Icônio" (Atos 13:51), no entanto eles não tomaram como uma rejeição pessoal, mas "Os discípulos, porém, estavam cheios de alegria e do Espírito Santo" (Atos 13:52). É por isso que Jesus disse: "E se qualquer lugar não vos receber, nem os homens vos ouvirem, saindo dali, sacudi o pó que estiver debaixo dos vossos pés, em testemunho conta eles" (Marcos 6:11) para "Até o pó da vossa cidade, que se nos pegou aos pés, sacudimos contra vós. Contudo, sabei isto: que o reino de Deus é chegado" (Lucas 10:11) portanto o pó torna-se realmente uma testemunha contra eles que é reservado para o dia do juízo.

Conclusão
Você já fez as pazes com Deus? Você nunca pode ter a paz de Deus até que você primeiro esteja em paz com Deus (Romanos 5:1) assim, para todos que rejeitaram o evangelho até agora, estão condenados até este momento (João 3:18) e sua a única esperança de escapar da ira de Deus (Apocalipse 20:12-15) é se arrepender e crer no evangelho (Marcos 1:15). E você? Se você rejeitar o evangelho, o pó dos pés dos que testemunharam a você será usado contra você no dia do juízo por isso hoje deve ser o dia da salvação (2 Coríntios 6:2), porque se você morrer antes, será o seu dia do juízo (Hebreus 9:27).

1 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

  1. Uma pessoa veio em minha casa e depois que saiu ela tirou o chinelo e sacudiu os pés o que ela estar passando para mim que ela não quer mais retornar em minha casa por nós não sermos dignos como homem e mulher de Deus. Ė verdade.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem