O Jejum Cristão

O Jejum Cristão

O jejum cristão - O que é?

O que é o jejum cristão? Biblicamente, o jejum é abster-se de alimentos, bebidas, sono ou sexo para se concentrar em um período de crescimento espiritual.

Especificamente, nós humildemente negamos algo da carne para glorificar a Deus, fortalecer o nosso espírito, e ir mais fundo na nossa vida de oração.

Jejum cristão - Concentrar-se mais profundamente em Deus

O jejum cristão não é algum tipo de "trabalho" que é ordenado por Cristo ou exigido pela Escritura. No entanto, isso não significa que o jejum não é recomendado como parte de nosso crescimento espiritual. O livro de Atos registra os crentes jejuando antes de tomarem decisões importantes (Atos 13:4; 14:23). O jejum e a oração estão muitas vezes ligados entre si (Lucas 2:37; 5:33). Muitas vezes, o foco do jejum é a falta de alimentos. No entanto, o objetivo do jejum é tirar nossos olhos das coisas deste mundo e se concentrar em Deus.

O jejum é uma forma de demonstrar a Deus e a nós mesmos que somos sérios sobre a nossa relação com Ele. Embora o jejum nas Escrituras é quase sempre um jejum de alimentos, há outras maneiras de jejuar. Qualquer coisa que você pode temporariamente renunciar, a fim de melhor focar em Deus pode ser considerado um jejum (1 Coríntios 7:1-5). O jejum deve ser limitado a um determinado tempo, especialmente quando o jejum é de alimentos. Os longos períodos de tempo sem comer são prejudiciais para o organismo. O jejum não se destina a punir a nossa carne, mas se concentrar em Deus.

O jejum não deve ser considerado um "método de dieta" de maneira alguma. Nós não devemos jejuar para perder peso, mas sim para ganhar comunhão mais profunda com Deus. Sim, qualquer um pode jejuar. Alguns podem não ser capaz de jejuar de alimentos (diabéticos, por exemplo), mas todos podem temporariamente desistir de algo, a fim de se concentrar em Deus. Até mesmo desligar-se do aparelho de televisão durante um período de tempo pode ser um jejum eficaz.

Sim, é uma boa ideia para os crentes jejuar de vez em quando. O jejum não é exigido nas Escrituras, mas é altamente recomendável. A razão bíblica primária para jejuar é desenvolver um caminhar mais perto de Deus. Ao tirar nossos olhos das coisas deste mundo, podemos nos concentrar melhor em Cristo. "Quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque eles desfiguram os seus rostos, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, para não mostrar aos homens que estás jejuando, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará" (Mateus 6:16-18).

Jejum cristão - Um estilo de vida do servo de Deus

O jejum cristão é mais do que abster de alimentos ou outra coisa da carne - é um estilo de vida de sacrifício diante de Deus. Em Isaías 58; nós aprendemos o que é um "verdadeiro jejum". Não é apenas um ato único de humildade e renuncia diante de Deus, é um estilo de vida de ministério de serviço aos outros. Como Isaías nos diz, o jejum estimula a humildade, solta as correntes da injustiça, desata as cordas do jugo, liberta os oprimidos, alimenta a fome, prove para os pobres, e veste o despido. Este conceito de jejum não é uma coisa de um dia - é um estilo de vida do servo que vive para Deus e outros.

"Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará. E a tua justiça irá adiante de ti; e a glória do Senhor será a tua retaguarda. Então clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar iniquamente" (Isaías 58:8-9).

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem