Saul: Arrependimento Impenitente

Saul: Arrependimento Impenitente
1 Samuel 15:24 "Então disse Saul a Samuel: Pequei, porquanto transgredi a ordem do Senhor e as tuas palavras; porque temi ao povo, e dei ouvidos a sua voz"

Deus ordenou a Saul que destruísse completamente os Amalequitas. Você poderia pensar que esta ordem não seria tão difícil de seguir. Foi dito a Saul que ele era a ferramenta de Deus para retribuir aos Amalequitas o que fizeram a Israel ao sair do Egito. Esta ordem não era apenas uma ordem para ter uma sentença cumprida, mas também era uma prova para ver se Saul seria completamente obediente a Deus.

Ao ler a história, você descobre que Saul não obedeceu a Deus. Ele e o povo guardaram o melhor das ovelhas, bois e despojos. Saul poupou o Rei Agague como um troféu para mostrar a sua força. Não importa como eles justificaram suas ações, eles estavam errados porque não obedeceram a todos os mandamentos de Deus. Samuel se aproximou de Saul sobre sua desobediência, e sua resposta ao seu pecado mostrou seu coração impenitente. Embora Saul disse: "Pequei ...", suas ações mostraram que ele não estava verdadeiramente arrependido pelo que fez.

Sua resposta ao seu pecado mostra se você está realmente arrependido pelo que fez. Há muitas pessoas que dizem de forma audível que estão arrependidas, mas suas ações mostram o oposto. Eu gosto de dizer que elas tiveram um arrependimento impenitente. Seu arrependimento é simplesmente um show de palavras, e Deus não está interessado em uma demonstração de palavras. Ele está interessado que façamos as coisas direito com ele. A obediência é mais importante para Deus do que qualquer outra coisa. A resposta de Saul ao seu pecado mostra alguns sinais muito claros de um coração impenitente.

O primeiro sinal de um coração impenitente é que você tentar cobrir seu pecado. 

No versículo 13, a primeira ação de Saul foi para encobrir o que ele fez. Uma pessoa impenitente sempre tenta encobrir seu pecado. Eles tentam continuar como se nada tivesse acontecido, mas algo aconteceu. O principal atributo de uma falta de arrependimento é a de tentar encobrir o seu pecado a qualquer custo.

O segundo sinal de um coração impenitente é culpar os outros pelo seu pecado. 

O verso 21, mostra Saul culpando o povo pelos seus pecados. Quando cobrir o pecado não funciona, uma pessoa impenitente vai culpar os outros pelos seus pecados. O seu pecado não é culpa de outra pessoa; a culpa é tua. Saul estava culpando as pessoas quando ele deveria estar olhando para suas próprias ações. Um coração impenitente sempre vai tentar desviar a atenção de suas próprias ações pecaminosas.

O terceiro sinal de um coração impenitente é apresentar desculpas para o seu pecado. 

No versículo acima, Saul tentou justificar o seu pecado dizendo “temi ao povo”, v.24. Realmente não importa por que você pecou, o fato é que você pecou e você sabe disso. Você pode apresentar qualquer desculpa a respeito de porque você pecou, mas tudo se resume ao fato de que você pecou. As pessoas impenitentes não querem enfrentar seus pecados, então elas vão procurar justificá-lo de qualquer maneira que elas puderem.

O quarto sinal de um coração impenitente é que você está preocupado com a percepção das pessoas sobre você. 

Saul pediu a Samuel para abençoá-lo por causa das pessoas. Saul nunca conseguiu; o problema era o seu pecado. Um coração impenitente sempre tentar salvar sua reputação em vez de lidar com o seu pecado. Eles estão mais preocupados com o que as pessoas pensam sobre elas do que o que Deus pensa sobre elas.

Querido, sempre que pecar, admita que você pecou. A única pessoa que você vai ferir por não se arrepender verdadeiramente é você mesmo. Você pode montar um espetáculo de arrependimento, mas um coração verdadeiramente arrependido acabará por ser visto. Você tem algo que você fez que você não tenha se arrependido? Lembre-se sempre que o arrependimento mostra a atitude do seu coração. Um coração duro não vai se arrepender, mas um coração contrito e agradável, sim.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem