Carregando o opróbrio de Cristo

Carregando o opróbrio de Cristo
Moisés considerou "por maiores riquezas o opróbrio de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa. Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como quem vê aquele que é invisível" (Hebreus 11:26-27).

Quando você sofre por Cristo, você carrega Seu opróbrio.

Como Moisés, que viveu 1.500 anos antes de Cristo, carregou Seu opróbrio? Cristo é a forma grega do título hebraico Messias, o Ungido. Muitas personalidades do Velho Testamento foram mencionadas como sendo ungidas para serviço especial ao Senhor. Alguns sugeriram que Moisés estava pensando em si mesmo como um tipo de messias, pois livrou seu povo da escravidão egípcia. Eles traduziriam o versículo 26 como: "Considerando o opróbrio de sua própria messianidade como o libertador de Deus".

No entanto, parece melhor ver este versículo como uma referência ao próprio Jesus, o futuro grande Libertador. Não sabemos quanto conhecimento Moisés tinha de Jesus, mas certamente era mais do que Abraão, de quem Jesus disse: "Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia; viu-o, e alegrou-se" (João 8:56).

O Messias sempre foi identificado com Seu povo. Quando sofrem por causa da justiça, sofrem em Seu lugar. É por isso que Davi disse: "as afrontas dos que te afrontam caíram sobre mim" (Salmo 69:9). Falando de uma perspectiva do Novo Testamento, Paulo fez uma declaração semelhante: "trago no meu corpo as marcas de Jesus”. (Gálatas 6:17).

Há também um sentido no qual Cristo sofre com Seu povo. Quando Jesus confrontou Paulo, que estava perseguindo fortemente a igreja, disse: "Saulo, Saulo, por que me persegues? ... Eu sou Jesus, a quem tu persegues" (Atos 9:4-5).

Moisés escolheu dar as costas à casa do Faraó e se identificar com o povo de Deus porque sabia que sofrer por Cristo era muito melhor do que gozar as riquezas do Egito. Em algum momento você também será perseguido por causa de Cristo (2 Timóteo 3:12), então esteja preparado. Quando chegar esse momento, siga o exemplo de fé e coragem de Moisés, sabendo que Deus será seu escudo e sua recompensa (Gênesis 15:1).

Siga os exemplos dos apóstolos, agradecendo a Deus pelo privilégio de suportar uma pequena parte do opróbrio que o mundo aponta a Cristo (Atos 5:27-41).

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem