Cristo é superior aos anjos

Cristo é superior aos anjos
"feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles" (Hebreus 1:4).

Através de um uso hábil do Antigo Testamento, o escritor prova que Cristo é o mediador de uma aliança maior.

O homem é uma criação maravilhosa e surpreendente - superior às plantas, animais e qualquer outra criação material neste mundo. Mas há seres criados ainda mais elevados que anjos e o homem.
 
Hebreus 2:9 mostra que este é o caso, porque quando Jesus se tornou um homem, Ele foi "feito um pouco menor que os anjos". Após a queda dos anjos rebeldes sob Lúcifer, os anjos no céu não estavam mais sujeitos ao pecado. Esses anjos são santos, poderosos e sábios. Eles são seres especiais criados por Deus antes que Ele criasse o homem.

O povo judeu compreendeu a posição exaltada dos anjos porque eles sabiam que a Velha Aliança foi trazida aos homens e mantida pela mediação angélica. Gálatas 3:19 diz: "Logo, para que é a lei? Foi acrescentada por causa das transgressões, até que viesse o descendente a quem a promessa tinha sido feita; e foi ordenada por meio de anjos, pela mão de um mediador".

Devido a essa alta consideração pelos anjos por seus leitores, o escritor de Hebreus foi confrontado com um problema. Se ele quisesse mostrar que Cristo era o mediador de uma aliança melhor, ele teria que provar que Cristo é superior ao anjos. Para fazer isso, ele usou sete passagens do Antigo Testamento para verificar sua reivindicação.

Se ele tivesse tentado provar através de escritos cristãos que Cristo é um mediador melhor, seus leitores judeus descrentes teriam dito: "Não aceitamos esses escritos como sendo de Deus". Assim, com efeito, ele responde com sabedoria: "Abra suas próprias Escrituras e eu provarei minhas reivindicações delas". Isso resulta em um argumento poderoso e irresistível.

Nos próximos dias, veremos de que maneira Cristo é superior aos anjos e como Ele poderia mediar uma aliança melhor para nós.

Porque grande parte da nossa compreensão do Novo Testamento se baseia nos escritos do Antigo Testamento, graças a Deus por Ele ter trazido Sua Palavra completa para nós, intacta ao longo dos séculos.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem