Jesus: Nosso Grande Sumo Sacerdote

Jesus: Nosso Grande Sumo Sacerdote
"Ora, do que estamos dizendo, o ponto principal é este: Temos um sumo sacerdote tal, que se assentou nos céus à direita do trono da Majestade" (Hebreus 8:1).

Uma vez que Jesus serve como nosso Sumo Sacerdote, temos acesso a Deus.

O acesso a Deus sempre foi um problema para o povo judeu. Êxodo 33:20 declara que ninguém pode ver a Deus e viver. Uma vez a cada ano, no grande Dia da Expiação (Yom Kippur), o sumo sacerdote judeu entrava no Santo dos Santos, onde a presença de Deus habitava num sentido único, para se aproximar de Deus em nome do povo.

A aliança de Deus com Israel era a base para sua comunhão com Ele. E o sistema de sacrifício que acompanhou a Antiga Aliança deu ao povo um ato exterior para representar seu arrependimento interior. Mas seus sacrifícios eram incessantes porque seu pecado era incessante. Eles precisavam de um sacerdote perfeito e um sacrifício perfeito para dar acesso a Deus permanentemente. Isso é exatamente o que Jesus é e fez.

Hebreus 10 diz que Jesus ofereceu Seu corpo como um sacrifício pelos pecados da humanidade uma vez por todas, então sentou-se à direita do Pai (v.10, 12). Esse era um conceito revolucionário para o pensamento judaico. Um sacerdote em serviço nunca poderia sentar-se porque seu trabalho nunca estava feito. Mas Jesus introduziu um novo e maravilhoso elemento no sistema sacrificial: um sacrifício, oferecido uma vez, suficiente para todos os tempos. Essa era a base da Nova Aliança.

O sacerdócio de Nosso Senhor é permanente e perpétuo: "mas este, porque permanece para sempre, tem o seu sacerdócio perpétuo. Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, porquanto vive sempre para interceder por eles" (Hebreus 7:24-25). Essa é a mensagem central do livro de Hebreus.

Não foi fácil para o povo judeu aceitar a necessidade de uma nova aliança. A maioria rejeitou totalmente a Cristo. Da mesma forma, muitas pessoas hoje rejeitam Seu sacerdócio, supondo que podem ter acesso a Deus em seus próprios termos. Mas eles estão tragicamente equivocados. O próprio Jesus disse: "Ninguém vem ao Pai senão por mim" (João 14:6).

Louvado seja Deus por nos receber em Sua presença através de Seu Filho, Jesus Cristo.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem