Um nome mais excelente

Um nome mais excelente
"feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles. Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho?" (Hebreus 1:4-5).

Jesus é superior aos anjos porque Cristo era mais que um mensageiro - Ele era um Filho.

Em nossa cultura, os nomes que escolhemos para nossos filhos não têm muita conexão com o caráter da criança. Mas na Bíblia, Deus escolheu nomes específicos relacionados a alguma qualidade de caráter dos indivíduos que os carregavam.

O escritor de Hebreus estava bem ciente de que quando Ele fez esta pergunta retórica: "Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho?" Citando Salmo 2:7 e 2 Samuel 7:14. Claro, a resposta não é um anjo.

O título, Filho refere-se a Jesus Cristo em Sua encarnação. Embora Sua filiação fosse antecipada no Antigo Testamento (Provérbios 30:4), Ele não se tornou um Filho até que Ele tenha sido gerado no tempo. Antes disso Ele era eterno Deus com Deus. Apresentar Jesus como o Filho é a analogia de Deus para nos ajudar a entender a relação entre a Primeira e Segunda Pessoas da Trindade.

Cristo se tornou um Filho de duas maneiras diferentes. Primeiro, Ele não era um Filho até que Ele veio ao mundo através do nascimento virginal (Lucas 1:35, 3:22). Mas, segundo, Sua filiação chegou a florescer completamente em Sua ressurreição (Romanos 1:3-4).

O Antigo Testamento profetizou que Cristo viria como um Filho. No Novo Testamento, Ele veio como um Filho em Seu nascimento virginal e foi declarado Filho por Sua ressurreição dentre os mortos. Nunca fique preso na heresia daqueles que afirmam que Jesus Cristo é eternamente subordinado a Deus. Por um período temporário de tempo, Ele deixou de lado o que era legitimamente Seu e humilhou-Se a tornar-se um Filho por nós.

Agradeça a Deus por Seu incrível plano de redimir o homem através da encarnação da Segunda Pessoa da Trindade.

Agradeçamos porque Ele se fez homem para nos redimir.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem