Porque você não pode desistir

Porque você não pode desistir
Jeremias 20:9
"Se eu disser: Não farei menção dele, e não falarei mais no seu nome, então há no meu coração um como fogo ardente, encerrado nos meus ossos, e estou fatigado de contê-lo, e não posso mais”

Jeremias chegou a um ponto em seu ministério que ficou cansado e farto de tudo que estava acontecendo ao seu redor. Qualquer um que estivesse no ministério estaria como Jeremias estava. Ele ficou tão farto do que estava acontecendo que ele decidiu desistir. Ele disse que não iria "fazer menção dele, e não falarei mais no seu nome". Jeremias estava farto com o ministério e com o serviço ao Senhor. No entanto, algo o impediu de desistir. O que o impediu de desistir é a mesma coisa que o impedirá de desistir durante seu tempo de desânimo.

Primeiro, a Palavra de Deus o impediu de desistir. Ele disse que a Palavra de Deus era como "um fogo ardente" em seus ossos. Ele não podia desistir porque a Palavra de Deus mantinha o fogo aceso. Se você se tornar um estudante da Palavra de Deus, você verá que Sua Palavra será o fogo que o mantém em movimento. Toda vez que você quiser parar, se estiver regularmente passando tempo com Deus em Sua Palavra, você não poderá parar porque Sua Palavra estará queimando por dentro. Você pode ter certeza de desistir e nunca voltar cima se você não está regularmente gastando tempo na Palavra de Deus. Se a única razão pela qual você gasta tempo na Palavra de Deus é para evitar que você desista, isso será uma grande razão para ser fiel à leitura das Escrituras.

Segundo, o que estava acontecendo em volta de Jeremias o impediu de desistir. O versículo 10 diz: "Pois ouço a difamação de muitos, terror por todos os lados!". Meu amigo, se você olhar ao redor e ver o que está acontecendo em seu país, isso deve estimulá-lo a continuar avançando para o Senhor. Quando você vê o nome de Deus sendo difamado, isso em si deve ser o motivador para mantê-lo avançando. Quando você vê sua nação empurrando Deus para fora, isso deve move-lo a se levantar e continuar. A situação difícil de sua nação deve ser um motivador suficiente para você continuar servindo ao SENHOR quando você quiser parar.

Terceiro, o que aqueles que odiavam Jeremias diriam é o que o impediu de desistir. O versículo 10 continua dizendo: "todos os meus íntimos amigos, aguardando o meu manquejar". Você pode pensar que isso é um motivo egoísta, mas o que todos aqueles que o criticaram dirão se você desistir? Todos os sermões que você pregou e as lições que você ensinou se tornarão forragem para o inimigo se você desistir. Todas as batalhas que você resistiu e as críticas que você repeliu se tornarão verdade se você desistir. Você não deve desistir por causa do que os outros vão dizer sobre você. Seus inimigos adorariam vê-lo desistir porque isso justificará o que eles disseram sobre você. Se a única razão pela qual você não desiste é refutar o ataque dos inimigos, então deixe que isso se torne a razão para continuar.

Quarto, a presença de Deus é o que manteve Jeremias avançando. O versículo 11 diz: "Mas o Senhor está comigo como um guerreiro valente...". Cristão, a maior razão pela qual você não pode desistir é porque o Senhor está com você. O que você vai fazer, afastar-se daquele que está com você dia após dia? Não desista, porque a presença do Senhor está contigo nos momentos de cansaço e desânimo.

Meu amigo, seja qual for a razão para desistir, deixe-me encorajá-lo a não parar. Deixe essas quatro razões ser os fatores motivadores para mantê-lo avançando quando você quiser parar ou desistir.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem