"No ano primeiro de Dario, filho de Assuero. . . Eu, pois, dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração" (Daniel 9:1-3).
A oração intransigente traz glória a Deus.
A oração de Daniel em Daniel 9:1-19 ilustra os elementos-chave da oração de intercessão eficaz. Esses elementos servirão como o foco de nossos estudos por vários dias, mas primeiro alguns antecedentes para a oração de Daniel serão úteis.
O versículo 1 diz que Daniel orou no primeiro ano do reinado do rei Dario, o primeiro grande rei do Império Medo-Persa. Cerca de sessenta e cinco anos antes, Deus punira o reino pecaminoso de Judá, permitindo que o Rei Nabucodonosor da Babilônia conquistasse Jerusalém e levasse os cativos israelitas de volta à Babilônia.
Posteriormente, o Império Babilônico caiu para o Império Medo-Persa. Dario conquistou Babilônia na noite em que o rei Belsazar deu uma festa regada a álcool, na qual Deus escreveu o castigo de seu reino na parede (Daniel 5:24-28).
Daniel estava entre os cativos originalmente transportados para a Babilônia por Nabucodonosor. Durante todo o longo período de cativeiro, nunca se esqueceu que era filho de Deus e sempre representou a Deus adequadamente, apesar de suas difíceis circunstâncias. Ele era um homem de sabedoria e coragem incomum. Sua confiança em Deus era inabalável e seu compromisso com a oração intransigente - mesmo quando suas orações poderiam lhe custar a vida (Daniel 6:4-11).
Como resultado, Deus o protegeu, exaltou-o e foi glorificado por meio dele - como evidenciado pelo decreto do rei Dario que todo mundo no reino devia temer e tremer diante do grande Deus de Daniel (Daniel 6:26). Leia também: Orando de acordo com a vontade de Deus
Uma vez que Daniel compreendeu a prioridade da oração, ele se recusou a ser intimidado ou distraído. Seu compromisso é digno de imitação. Isso pode ser dito de você? Se todos seguissem o seu padrão de oração, o Reino de Deus seria fortalecido?
A consistência é importante na oração. Você pode tentar orar por pedidos diferentes em dias específicos. Por exemplo, às segundas-feiras, você pode orar por seus líderes governamentais, às terças-feiras pelo seu pastor e pelos ministérios de sua igreja, etc.
Leia Daniel 6.
- Qual a posição de Daniel?
- Por que o rei Dario queria promover Daniel?
- Qual foi a reação dos comissários e dos sátrapas à popularidade de Daniel?
- Como eles enganaram o rei?
- Como Deus protegeu Daniel?
Tags:
Devocionais