A oração nunca deve ser limitada a certos momentos, lugares ou circunstâncias.
Quando criança, aprendi a orar com a cabeça inclinada, os olhos fechados e as mãos cruzadas. Mesmo quando jovem, pensei que esse era o único modo aceitável de oração.
Em meus dias de seminário eu cantei em um quarteto que viajou para várias igrejas no Brasil. A primeira vez que viajei com eles, tivemos uma reunião de oração no carro, e o motorista orou com os olhos abertos. Todos nós ficamos contentes por ele ter orado, mas eu me perguntava se Deus realmente ouviu sua oração.
Desde então, aprendi que orar com os olhos fechados é uma forma útil de evitar distrações, mas não é obrigatório nas Escrituras - nem a maioria das outras limitações que as pessoas muitas vezes colocam na oração. Por exemplo, algumas pessoas querem limitar a oração a uma certa postura, mas a Escritura fala de pessoas orando enquanto estão de pé, sentadas, ajoelhadas, olhando para cima, inclinando-se e erguendo as mãos.
Alguns tentam limitar a oração a certos momentos do dia, como manhã ou à noite. Mas, na Bíblia, as pessoas oravam o tempo todo: manhã, noite, três vezes por dia, antes das refeições, depois das refeições, à hora de dormir, à meia-noite, dia e noite, na juventude, na velhice.
Da mesma forma, a Escritura não coloca limites sobre o lugar ou as circunstâncias da oração. Conta de pessoas orando numa caverna, num armário, num jardim, numa encosta de montanha, junto a um rio, junto ao mar, na rua, no templo, na cama, em casa, no estômago de um peixe, em batalha, em um telhado, em uma prisão, no deserto, e em uma cruz.
O ponto é claro: não há modo correto específico ou tipo de oração, e oração não é limitada pela sua localização ou circunstâncias. Você deve orar sempre. Isso inclui qualquer tipo de oração, sobre qualquer assunto, e em qualquer hora do dia ou da noite.
Faça uma lista de seus planos atuais, pensamentos e preocupações. Você já fez de cada um deles uma questão de oração? Comprometa-se a compartilhar cada aspecto de sua vida com Deus.
Leia o Salmo 136. Observe como o Senhor está intimamente envolvido na vida de Seu povo.
Tags:
Devocionais