"no ano primeiro do seu reinado, eu, Daniel, entendi pelos livros que o número de anos, de que falara o Senhor ao profeta Jeremias, que haviam de durar as desolações de Jerusalém, era de setenta anos. Eu, pois, dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, e saco e cinza" (Daniel 9:2-3).
A oração eficaz é sempre coerente com a vontade de Deus.
É característico do povo de Deus se identificar com os propósitos de Deus e conformar sua vontade com a dele. Aprender a orar de acordo com Sua vontade é um passo importante nesse processo, porque o conduz à Palavra e demonstra um coração humilde e submisso.
Jesus enfatizou a prioridade da vontade de Deus quando Ele disse: "Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou" (João 6:38). Ele cumpriu esse propósito, dizendo ao Pai: "Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer" (João 17:4). Mesmo diante do horror da cruz, Jesus não vacilou. Em vez disso, Ele orou: "Pai, se queres afasta de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua" (Lucas 22:42).
Jesus ensinou Seus discípulos a mesma prioridade, instruindo-os a orar: "Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome, venha a nós o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu" (Mateus 6:10).
Daniel sabia o que significava orar de acordo com a vontade de Deus. Depois de ler a profecia de um cativeiro babilônico de setenta anos, ele imediatamente aceitou como vontade de Deus e começou a orar pela sua realização. Sua oração não era resignação passiva a algum ato de destino fora de seu controle. Era a participação ativa no plano de Deus como revelado nas Escrituras. Ele não estava tentando mudar a vontade de Deus, mas estava fazendo tudo o que podia para vê-la acontecer. Essa é a essência de orar de acordo com a vontade de Deus.
Quando você orar de acordo com a vontade de Deus, você pode estar confiante de que Ele ouve você e vai atender seus pedidos (1 João 5:14-15). Viva nessa confiança hoje!
Seja um estudante diligente da Palavra para que você conheça a vontade de Deus.
Peça a Deus para revelar áreas em que sua vontade não é conforme a dEle. Quando Ele fizer, tome medidas imediatas para lidar com elas.
Leia Apocalipse 22:6-21, observando a vontade de Deus para o retorno de Cristo, e como devemos responder a ele.
Tags:
Devocionais