Desfrutando da amizade com Deus

"Porventura não foi pelas obras que nosso pai Abraão foi justificado quando ofereceu sobre o altar seu filho Isaque? Vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada; e se cumpriu a escritura que diz: E creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça, e foi chamado amigo de Deus. Vedes então que é pelas obras que o homem é justificado, e não somente pela fé." (Tiago 2:21-24).
Você é amigo de Deus, se você o ama e obedece a Sua Palavra.
Você pode imaginar a vida sem amigos - essas pessoas preciosas que o amam apesar de suas falhas e que estão ao seu lado através de alegrias e tristezas - aqueles a quem você se comprometeu e cuja companhia você valoriza? Eles são sem dúvida um dos maiores presentes de Deus, mas existe um presente ainda maior: a amizade com o próprio Deus.

Jesus falou de tal amizade em João 15:13-16, descrevendo-a como uma intimidade, amor mútuo, sacrifício e compromisso. No versículo 14, ele diz: "Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando". Esse é o tipo de amizade que Abraão demonstrou quando obedeceu a Deus e preparou-se para oferecer Isaque como um sacrifício (Gênesis 22: 3-10).

Desfrutando da amizade com DeusIsaque era o filho pelo qual a aliança de Deus com Abraão seria cumprida. Matá-lo violaria essa aliança e questionaria o caráter de Deus, cuja Palavra proíbe o sacrifício humano (Deuteronômio 18:10). Foi preciso uma confiança incondicional para que Abraão obedecesse ao comando de Deus. Quando ele obedeceu, sua fé estava em exibição para todos verem.

A palavra grega traduzida "justificado" em Tiago 2:21 tem dois significados: "absolver" (tratar como justo) ou "reivindicar" (demonstrar como justo). Tiago enfatizou o segundo significado. Quando Abraão creu em Deus, ele foi justificado pela fé e absolvido do pecado (Gênesis 15:6). Quando ele ofereceu Isaque, ele foi justificado por obras na medida em que sua fé foi reivindicada.

A fé é sempre a única condição de salvação, mas a fé salvadora nunca fica sozinha - é sempre acompanhada de obras justas. Essa é a prova da verdadeira salvação e da amizade com Deus.

Como amigo de Deus, valorize esse relacionamento e tenha cuidado para nunca deixar o pecado roubá-lo de sua alegria plena.

Louve a Deus pelo privilégio de ser seu amigo.

Para estudo adicional

Leia Gênesis 22: 1-19, observando a fé e a obediência de Abraão.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem