"Que proveito há, meus irmãos se alguém disser que tem fé e não tiver obras? Porventura essa fé pode salvá-lo? Se um irmão ou uma irmã estiverem nus e tiverem falta de mantimento cotidiano. e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito há nisso? Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma" (Tiago 2:14-17).
A fé morta é hipócrita, superficial e inútil.
Jesus disse: "Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus" (Mateus 5:16). Suas ações justas iluminam o caminho para Deus ao refletir Seu poder e graça para os outros. Isso glorifica a Deus e prova que sua fé é genuína.
Suas ações também servem de base para o julgamento divino. Se você praticar a justiça, você receberá a vida eterna; se você praticar a iniquidade, você receberá "ira e indignação" (Romanos 2:6-8).
Deus irá julgá-lo com base em suas ações porque o que você faz revela quem você realmente é e o que você realmente acredita. É por isso que qualquer “chamada fé” que não produz boas obras está morta e é absolutamente inútil!
Tiago ilustra esse ponto de uma maneira prática. Se alguém carece das necessidades básicas da vida e vem a você para obter ajuda, o que adianta se você simplesmente o desejar bem e enviá-lo sem atender a nenhuma das suas necessidades? Não tem nada de bom nisso!
Suas palavras piedosas são hipócritas e sem substância. Se você realmente o desejasse bem, você faria o que pudesse para lhe dar o que ele precisa! Sua falta de vontade de fazê-lo trai seus verdadeiros sentimentos. Da mesma forma, a fé morta é hipócrita, rasa e inútil porque não coloca suas reivindicações em ação - de fato, não tem capacidade divina para fazê-lo.
Oro para que sua vida sempre manifeste fé verdadeira e que outros glorifiquem a Deus por suas boas obras.
Talvez você conheça alguém cuja reivindicação do cristianismo é duvidosa porque sua vida não prova o fruto da justiça. Em caso afirmativo, ore por essa pessoa regularmente e dê um exemplo às suas boas obras.
Para estudo adicional
Leia João 15:1-8.
Que ilustração Jesus usou para a fecundidade espiritual?
Qual é o pré-requisito para a fecundidade?
Tags:
Devocionais