"Que proveito há, meus irmãos se alguém disser que tem fé e não tiver obras? Porventura essa fé pode salvá-lo? .... Vedes então que é pelas obras que o homem é justificado, e não somente pela fé" (Tiago 2:14, 24).
A fé verdadeira produz boas obras.
Muitos falsos mestres afirmam que você pode ganhar sua própria salvação praticando boas obras. A maioria dos cristãos compreende a heresia desse ensinamento, mas alguns ficam confusos quando leem que "é pelas obras que o homem é justificado, e não somente pela fé" (Tiago 2:24). Isso parece entrar em conflito com os ensinamentos de Paulo sobre a salvação pela graça através da fé.
Mas quando entendido corretamente, o ensino de Tiago sobre a salvação é perfeitamente coerente com o de Paulo. Paulo claramente ensinou a salvação pela graça. Em Efésios 2:8-9, ele diz: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie". Mas Paulo também ensinou que a verdadeira salvação resulta em boas obras, pois no versículo seguinte ele diz: "Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas".
Em Tito 3:5 ele diz que Deus "não em virtude de obras de justiça que nós houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou mediante o lavar da regeneração e renovação pelo Espírito Santo"; mas Tito 2:11-12 esclarece que a graça de Deus nos leva a "renunciar à impiedade e às paixões mundanas, vivamos no presente mundo sóbria, e justa, e piamente". Esse é o equilíbrio adequado entre a fé e as obras.
Tiago também ensinou a salvação pela graça. Ele disse que Deus redime os pecadores pela Palavra da verdade e implanta a Sua Palavra dentro deles para capacitá-los a progredir na santidade (Tiago 1:18, 21). Esse é um trabalho divino, não um esforço humano.
Tiago 2: 14-24 segue isso ao nos dizer como podemos saber que a obra aconteceu: haverá mais do que apenas uma proclamação de fé, mas uma fé que faz boas obras.
Não se confunda com a forma como a fé se relaciona com boas obras. Junte as duas por ser um testemunho vivo da graça salvadora de Deus.
Graças a Deus pela justiça que ele está produzindo em sua vida. Procure maneiras específicas de demonstrar sua fé para aqueles que estão à sua volta hoje.
Para estudo adicional
Leia João 8:31-32.
Qual é a marca de um verdadeiro discípulo?
Que efeito tem a Palavra de Deus sobre aqueles que atentam ao que ela diz?
Tags:
Devocionais