"Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus" (Mateus 5:9).
O pecado e a falsidade impedem a verdadeira paz.
Assim como a justiça e a verdade são os nobres companheiros da paz, também o pecado e a falsidade são seus grandes obstáculos. O profeta Jeremias disse: "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?" (Jeremias 17:9) Jesus disse: "Pois é do interior, do coração dos homens, que procedem os maus pensamentos, as prostituições, os furtos, os homicídios, os adultérios, a cobiça, as maldades, o dolo, a libertinagem, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a insensatez; todas estas más coisas procedem de dentro e contaminam o homem" (Marcos 7:21-23).
Pessoas com corações pecaminosos criam uma sociedade pecaminosa que resiste à verdadeira paz. Ironicamente, muitos que falam de paz também pagam enormes somas de dinheiro para assistir a dois homens lutarem a luz do dia em um ringue de boxe! Os heróis da nossa sociedade tendem a ser os machões, durões e valentões. Nossas heroínas tendem a ser mulheres feministas que lideram marchas e provocam contendas. Psicólogos e psiquiatras nos dizem para defender nossos direitos e obter tudo o que podemos para nós mesmos. Isso gera conflitos e condiciona as pessoas a rejeitar a paz do evangelho.
Além disso, o mundo incrédulo nunca tolerou os pacificadores de Deus. O próprio Cristo muitas vezes encontrou resistência violenta. Seus acusadores disseram: "Ele alvoroça o povo" (Lucas 23:5). A pregação de Paulo frequentemente criava conflitos também. Ele passou muito tempo sob prisão domiciliar e em prisões romanas imundas. Em uma ocasião, seus inimigos o descreveram como "uma verdadeira praga (...) que suscita discórdia entre todos os judeus em todo o mundo" (Atos 24:5).
Todos os que proclamam o evangelho acabarão encontrando oposição porque o pecado e a falsidade cegam o coração das pessoas para a verdadeira paz. É por isso que Paulo nos advertiu que todos os que desejam ser piedosos sofrerão perseguição (2 Timóteo 3:12). Você pode evitar conflitos permanecendo em silêncio acerca do Senhor, mas um pacificador fiel está disposto a falar a verdade, independentemente das consequências. Deixe que isso seja verdade de você.
Sugestões de Oração
- Agradeça a Deus por Cristo, que é a solução para o problema mundial do pecado e falsidade.
- Siga o exemplo de Paulo, orando por ousadia para proclamar a verdade de Deus em todas as oportunidades (Efésios 6:19).
Para estudo adicional
- Leia Mateus 10:16-25, observando o tipo de recepção que os discípulos esperavam dos incrédulos.
Tags:
Devocionais