Desenvolvendo a Justiça Prática

Desenvolvendo a Justiça Prática
"Estai, pois, firmes... e vestida a couraça da justiça" (Efésios 6:14).

A justiça prática é a obediência, momento a momento a Deus.

Vimos a importância de colocar a couraça da justiça como proteção contra as tentativas de Satanás de perverter seus pensamentos e emoções. Mas a Escritura fala de três tipos de justiça: justiça própria, justiça imputada e justiça prática. O que Paulo tinha em mente em Efésios 6:14?

Paulo não estava falando de justiça própria porque é para isso que a couraça da justiça é projetada para protegê-lo. A justiça própria engana a pessoa a pensar, posso agradar a Deus e alcançar o céu por meu próprio mérito. Mas Isaías disse: "Pois todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades, como o vento, nos arrebatam" (Isaías 64:6). Longe de levá-lo ao céu, a justiça própria irá condená-lo ao inferno eterno, porque rejeita os méritos da expiação de Cristo.

Da mesma forma, Paulo não estava falando de justiça imputada - a justiça de Cristo concedida a todo crente no momento da salvação. É também chamado de "justiça posicional" porque resulta da sua posição ou posição em Cristo.

2 Coríntios 5:21 diz que Deus fez Cristo, "...que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus". Todo crente está vestido com as vestes da justiça de Cristo. Você não coloca justiça. Já é sua em Cristo.

Apenas a justiça prática permanece - aquilo que flui da obediência à Palavra de Deus. Embora aos olhos de Deus você seja justo em Cristo, você também deve buscar um comportamento correto. Em outras palavras, sua prática deve corresponder à sua posição. Foi o que Paulo quis dizer quando disse: "efetuai a vossa salvação com temor e tremor" (Filipenses 2:12). João acrescentou que "aquele que diz estar nele [Cristo] também deve andar como ele andou" (1 João 2:6).

Ao aprender a viver em obediência à Palavra de Deus, você será protegido pela couraça da justiça.

Peça ao Espírito para ajudá-lo a procurar em seu coração e revelar quaisquer atitudes de justiça própria que possam torná-lo vulnerável aos ataques de Satanás. Confesse-as, então louve a Cristo pela verdadeira justiça que é sua Nele.

Leia Romanos 3: 10-23. Que tipo de justiça Paulo perseguiu?

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem