O Que a Bíblia Diz Sobre a Cremação?

O Que a Bíblia Diz Sobre a Cremação?
Deve um cristão escolher a cremação como um plano de sepultamento? O que a Bíblia diz sobre a cremação? Como uma pessoa deve planejar um funeral cristão? Embora a Bíblia não fale especificamente sobre o assunto da cremação, encontramos na Palavra de Deus que somente as tribos pagãs cremavam as pessoas (queimavam seus corpos com fogo após a morte), enquanto os judeus sempre enterravam corpos em sepulturas no chão, ou enterravam seus mortos em uma caverna ou em um sepulcro, semelhante aos nossos mausoléus modernos. Era basicamente uma sala de pedra com um caixão de pedra onde fica um corpo. A palavra vem do latim “sepulcrum”, que significa "lugar de sepultamento".

Embora a escritura não proíba a cremação; nem a aprova. Antes de ir mais longe, deixe-me dizer agora que, mesmo que você tivesse um ente querido, cremasse ou conhecesse um cristão que foi cremado; isso não afetará seu destino eterno. Um relacionamento com Cristo ou a falta dele determina nossos destinos eternos.

Tradição cristã ou práticas pagãs?

No entanto, existem práticas cristãs e práticas pagãs e em nossos dias por falta de conhecimento, alguns na igreja adotaram práticas pagãs em numerosas áreas, além de apenas a prática da cremação. Podemos ver claramente na Bíblia que a tradição dos israelitas, o povo escolhido por Deus, era enterrar seus mortos e nunca queimar cadáveres, como faziam os pagãos ao redor deles. Isso é demonstrado no Antigo Testamento, bem como no Novo Testamento. O próprio Jesus foi enterrado em um túmulo. Aqui estão escrituras que registram como as pessoas eram enterradas, tanto no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento.

Gênesis 23:19 “Depois sepultou Abraão a Sara sua mulher na cova do campo de Macpela, em frente de Manre, que é Hebrom, na terra de Canaã”

Gênesis 25:10 "o campo que Abraão comprara aos filhos de Hete. Ali foi sepultado Abraão, e Sara, sua mulher"

Gênesis 49:31 “Ali sepultaram a Abraão e a Sara, sua mulher; ali sepultaram a Isaque e a Rebeca, sua mulher; e ali eu sepultei a Léia”.

2 Samuel 19:37 "Deixa voltar o teu servo, para que eu morra na minha cidade, junto à sepultura de meu pai e de minha mãe. Mas eis aí o teu servo Quimã; passe ele com o rei meu senhor, e faze-lhe o que for do teu agrado”.

Atos 2:29 "Irmãos, seja-me permitido dizer-vos livremente acerca do patriarca Davi, que ele morreu e foi sepultado, e entre nós está até hoje a sua sepultura".

João 20:11:12: “Maria, porém, estava em pé, diante do sepulcro, a chorar. Enquanto chorava, abaixou-se a olhar para dentro do sepulcro, e viu dois anjos vestidos de branco sentados onde jazera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés”.

Como outras religiões veem a cremação?

O cristianismo e o judaísmo desencorajam a cremação e o islamismo a proíbe. O hinduísmo pratica isso e nós vimos isso durante uma viagem missionária à Índia. Nos anos setenta, enquanto lá, muitas pessoas estavam morrendo de fome e morrendo nas ruas de Bombaim, que todas as manhãs o governo enviava caminhões para pegar os cadáveres e levá-los para um local onde eles queimavam os cadáveres. Quão triste foi não ver dignidade diante dos mortos. A Igreja Católica Romana desencoraja a cremação; uma vez que eles acreditam que o corpo é sagrado e deve ser tratado com honra e respeito e sentiram que a cremação constituía uma negação da ressurreição do corpo.

Notamos de todas as escrituras da Bíblia que a referência é feita para enterrar “pessoas”, não uma referência a enterrar “corpos ou cadáveres”. Elas sempre falam do nome de uma pessoa quando mencionam o enterro. Sendo este o caso, a prática do enterro sempre foi a tradição bíblica e a igreja foi unida nesta prática até meados do século XIX. Havia uma atitude que, não só a morte de alguém era um evento solene que incluía a mordomia do corpo de uma pessoa, mas também deveria ser uma demonstração da glória de Deus quando um santo fosse para o lar eterno para estar com o Senhor.

Lista de cinco razões pelas quais as pessoas escolhem a cremação

Ultimamente, mais cristãos estão se tornando abertos à ideia de cremação e estão adotando esse meio de dispor dos corpos de seus entes queridos por uma série de razões.
  1. Alguns acham que não podem arcar com as despesas de um funeral tradicional e escolhem a cremação por causa das despesas envolvidas no enterro. As funerárias consideram a cremação mais barata do que os tradicionais custos de caixão e enterro, e recomendam esse método se as despesas são uma preocupação, portanto, as pessoas enlutadas simplesmente seguem esse caminho.
  2. Alguns se tornaram ambientalistas e estão preocupados com a falta de terrenos funerários, já que o espaço se tornou menos disponível em cemitérios em certos locais.
  3. Alguns acham que há menos decisões que precisam ser tomadas, então a cremação é mais fácil.
  4. Alguns não querem o problema e custo de transporte quando o corpo está longe de casa.
  5. Alguns romantizam grudando as cinzas de seus entes queridos para serem distribuídas em algum ambiente emocional recebendo suas sugestões de algum filme que assistiram

Lista de quatro razões para um enterro cristão

Como cristãos, precisamos abordar esse assunto delicado com uma mentalidade diferente, já que a opção mais barata e mais fácil nem sempre é a correta. Como cristãos, nossa abordagem para qualquer coisa deveria ser - “Como isso trará glória a Deus?” Aplicando isso à opção de “sepultamento versus cremação”, aqui estão algumas coisas que acreditamos que a tradição bíblica de sepultamento não somente trará glória a Deus, mas trará paz para aqueles que testemunharem um enterro ou comparecerem a um funeral.
  1. Um funeral cristão ou culto fúnebre deve se concentrar no evangelho e convidar os participantes a pensar sobre seu destino celestial e até mesmo oferecer um chamado aos perdidos para entregar suas vidas ao Senhor enquanto ainda estiverem vivos, pois um dia eles também enfrentarão a morte.
  2. Um funeral cristão também dá à família e àqueles que choram e lamentam a oportunidade de liberar sua tristeza e muitas vezes quando lhes é permitido ver o corpo de uma pessoa morta que é o momento em que são tocados por Deus para entregar sua vida a Cristo.
  3. Um funeral cristão em oposição à cremação também encerra famílias enlutadas, pois elas podem ver e tocar o corpo. (Penso na horrível tragédia da destruição de tantas vidas durante o 11 de setembro e como todas as famílias que esperavam algum rastro de seus entes queridos foram encontradas nos escombros e eles lutaram com o fechamento porque não havia nenhum)
  4. Um local de enterro cristão também permite que a família visite o local do enterro para que eles possam voltar a ele para um momento de reflexão e memória daquele amado.

O Mistério dos Novos Corpos na Ressurreição

Um funeral cristão é comunicar a crença da igreja na promessa de uma existência física e espiritual eterna. Deve comunicar a esperança da igreja que é a futura ressurreição corporal. Assim como Jesus ressuscitou e agora tem um corpo físico eterno, os santos de todas as idades têm a mesma promessa na segunda vinda do Senhor.

“Mas digo isto, irmãos, que carne e sangue não podem herdar o reino de Deus; nem a corrupção herda a incorrupção. Eis aqui vos digo um mistério: Nem todos dormiremos mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade. Mas, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrito: Tragada foi a morte na vitória. Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Mas graça a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo” 1 Coríntios 15:50-57

E sobre pessoas que morrem em incêndios ou seus corpos são destruídos?

Uma coisa sobre a qual a Bíblia é muito clara é o fato de que uma vez que o corpo de um homem morre, o corpo em si acabará voltando ao pó, independentemente de como eles morrem. No entanto, seus espíritos irão para o céu ou para o inferno, aguardando o dia em que receberão seus corpos ressuscitados.

Eclesiastes 3:20 “Todos vão para um lugar; todos são pó, e todos ao pó tornarão”.

Daniel 12:2 “E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno”.

A Bíblia não tem nenhum mandamento ou lei contra a cremação. Existem, no entanto, exemplos bíblicos de como os cristãos foram enterrados na Bíblia. Muitas das nações pagãs ao redor dos israelitas tradicionalmente cremavam seus mortos. Os israelitas sempre enterravam seus mortos ou os colocavam em um túmulo. Os judeus nos dias de Jesus continuaram com a mesma tradição e os cristãos do Novo Testamento também.

Todos os restos mortais retornam ao pó

Eventualmente, todos nós voltaremos ao pó se formos enterrados ou cremados. No entanto, devemos orar sobre como nossas vidas podem trazer glória a Deus no final de nossas vidas, bem como durante nosso tempo nesta terra. Podemos planejar e economizar para um enterro cristão e deixar uma última vontade e testamento delineando nossas crenças de modo que, quando terminamos nossa corrida aqui nesta terra, ainda possamos ter uma testemunha no final de nossas vidas. Isso permitirá que outros celebrem nossa vida em Cristo através de um funeral cristão e sepultamento ao invés de aceitarem os caminhos das religiões pagãs que não entendem que, como cristãos, nós obtemos um novo corpo na ressurreição, como nosso antigo descanso no solo.

Este artigo não foi escrito para trazer condenação a qualquer um que tenha tido entes queridos cremados, pois entendemos que a falta de conhecimento sobre o assunto e o estresse do momento e a falta de meios para um enterro poderiam ter levado você e a família a essa decisão. Em vez disso, é escrito para que no futuro aqueles que tiveram dúvidas sobre esse tópico de cremação possam querer buscar o Senhor e orar como Ele o levaria para enterrar seus mortos ou deixar instruções sobre como você deseja ser enterrado.

Deus é capaz de reunir as cinzas do corpo de qualquer pessoa e recriá-lo em um novo corpo, não importa quão dispersas elas estejam sobre a face da Terra, então apenas deixe isso para o Senhor e saiba se seus entes queridos conheciam o Senhor como seus salvador pessoal, então eles estão agora no céu, aguardando seus novos corpos na segunda vinda do Senhor.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem