O que devo fazer para vencer o hábito de cair repetidamente no mesmo pecado?
Aqui estão quatro passos fundamentais para vencer o hábito de cair repetidamente no mesmo pecado.
Jejum
Isaías, o Profeta, escreve como Deus falando sobre um dos propósitos do jejum na forma de uma pergunta: “Acaso não é este o jejum que escolhi? que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo? e que deixes ir livres os oprimidos, e despedaces todo jugo?” (Isaías 58:6)?
O jejum é uma ótima maneira de nos vermos como realmente somos: totalmente dependentes de Deus para tudo, incluindo a superação do pecado e especialmente um pecado repetitivo e habitual que parece que não podemos nos livrar sozinhos.
Memorizando a Escritura
Davi escreveu: “Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti” (Salmo 119:11), o que explica de outro modo: “Memorizei a Escritura para não pecar contra ti”. Quando somos tentados a cometer esse mesmo pecado habitual antigo, relembrar um versículo de memória, como “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12:14) e outros versículos semelhantes.
Companheiro de Prestação de Contas
Quando aconselho alguns homens que estão tentando vencer a pornografia, peço-lhes que encontrem um companheiro de prestação de contas com o qual terão que se manter em contato semanalmente ou várias vezes por semana e contar como fizeram essa semana.
Sugiro que eles encontrem um companheiro masculino de responsabilidade que possa colocar um filtro protegido por senha em seus computadores para que eles não acessem material gráfico da Internet. A Bíblia diz que precisamos uns dos outros, devemos orar uns pelos outros e devemos ajudar uns aos outros.
Confessando Nossas Falhas
Tiago escreveu: “Confessai, portanto, os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados. A súplica de um justo pode muito na sua atuação” (Tiago 5:16). Quando confessamos nossos pecados aos outros, abrimos a porta para eles orarem para que possamos vencer o pecado; mas também nos humilhamos quando confessamos nossos pecados aos outros.
Ao ser abertamente transparente e honesto e dizer a alguém que estamos combatendo o pecado, somos humilhados por admitir nossas deficiências; e a humildade é uma ótima maneira de receber a graça de Deus, pois “Deus se opõe aos soberbos, mas dá graça aos humildes” (Tiago 4:6).
Conclusão
A conclusão sobre vencer o pecado é apresentada em Apocalipse 12:11, onde o apóstolo João escreve: “E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até a morte”.
A batalha não é nossa, nem a vitória é nossa, como Salomão escreveu sabiamente: “O cavalo prepara-se para o dia da batalha; mas do Senhor vem a vitória” (Provérbios 21:31), mesmo que seja a batalha diária contra o pecado.
Tags:
Pecado